Tradição e religiosidade marcam o Dia de Reis em Mariana

Mariana,
21 de Janeiro de 2015

Ligado às comemorações natalinas, a tradicional festa da Folia de Reis reuniu quatro grupos de foliões nas ruas do centro histórico de Mariana. O encontro aconteceu na sexta-feira (03) no Terminal Turístico da cidade, onde os grupos seguiram em cortejo até o presépio localizado na Praça da Sé para um momento de reverência e homenagem.

A festividade contou com a participação dos grupos Folia de Caxambu, Folia de Engenho Fernandes, Folia de Barro Branco e Folia de Acaiaca, que foram recepcionados na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em celebração aos três Reis Magos, que chegaram até o Menino Jesus para presenteá-lo.

Essa manifestação dos foliões, com música e alegria, é uma tradição folclórica que inicia no natal e se estende até sexto dia do ano, considerado o Dia de Reis. Com roupas bordadas e coloridas, os grupos levam as bandeiras com figuras e adereços alusivos à festa cristã ao som dos cânticos e instrumentos característicos da Folia.

O festejo é uma comemoração típica resgatada principalmente em cidades do interior. Em Mariana, a comunidade de Paracatu de Baixo, subdistrito de Monsenhor Horta, realiza o cortejo há 50 anos percorrendo as proximidades do subdistrito e recebendo ofertas em homenagem ao menino Jesus.

Em novembro de 2014, a Folia de Reis de Campinas, com sede no subdistrito de Campinas, em Mariana, foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 2.938, o que valorizou ainda mais a religiosidade popular e o calendário cultural da cidade.

Tradição e religiosidade marcam o Dia de Reis em Mariana - Foto de Samara Araújo/ Paróquia Nossa Senhora da AssunçãoTradição e religiosidade marcam o Dia de Reis em Mariana - Foto de Samara Araújo/ Paróquia Nossa Senhora da Assunção
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook