Tradição e religiosidade na Festa do Divino em Mariana

Mariana,
20 de Maio de 2016

Música, animação e muita fé. Assim é marcada a festa em homenagem ao Divino Espírito Santo que aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, em Mariana. O evento que acontece há mais de 100 anos tornou-se uma das festas mais bonitas e expressivas da religiosidade popular do marianense.

A comemoração reuniu fieis de várias cidades que puderam ver de perto esse legado que impera as cidades históricas. Clarice Ferreira Neves veio de Contagem para apreciar, pela primeira vez, a festa. “Minha mãe sempre me falou coisas lindas a respeito dessa festividade. Pela primeira vez eu participei. A devoção dessas pessoas é tão grande que é possível sentir a presença do Espírito Santo aqui”, comenta.

De acordo com o coordenador da Confraria do Divino Espírito Santo, Efraim Rocha, nove grupos de congados de diversas cidades da região, como Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e outras, marcaram presença na Festa da Bandeira.

O evento, cuidadosamente preparado pela Confraria do Divino Espírito Santo da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, teve início no dia 6 e se encerrou com a Festa de Pentecoste. Os fiéis realizaram a tradicional procissão da Bandeira do Divino, acompanhada pela Sociedade Musical XV de Novembro até a Confraria Nossa Senhora dos Anjos, onde prestaram homenagens à bandeira, seguida de missa e retreta.

Tradição e religiosidade na Festa do Divino em Mariana - Foto de Eliene SantosTradição e religiosidade na Festa do Divino em Mariana - Foto de Eliene Santos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook