Tráfego descontrolado e falta de segurança levam cachoeirenses à Audiência Pública

Ouro Preto,
20 de Outubro de 2013

Foi necessária uma audiência pública para que o problema do tráfego descontrolado e sem a segurança necessária na travessia da Rodovia dos Inconfidentes (BR-356) em Cachoeira do Campo, fosse discutida com a presença da comunidade afetada pela situação. A audiência foi promovida pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A reunião durou mais de duas horas, para que vários representantes da comunidade, de órgãos envolvidos; como prefeituras e câmaras de vereadores de Ouro Preto e Itabirito; Polícia Militar e Dnit pudessem falar seus pontos de vista sobre o assunto. Entre as várias reclamações, um vídeo também foi exibido e exemplificou bem a situação pela qual, pedestres e motoristas passam, diariamente no trecho da área urbana da Rodovia dos Inconfidentes.

Entre os representantes da comunidade, Roni Germano, Presidente da Associação de Moradores do Alto do Beleza, discorreu e pediu que a reunião não fique somente no papel, garantiu também que, em nome da comunidade, estará cobrando os resultados. Os vereadores de Ouro Preto que estiveram presentes cobraram a sinalização, radares, trevos e melhor iluminação.

A Polícia Militar lamentou o fato de os acidentes terem aumentado consideravelmente na região, segundo o órgão, no ano de 2012 foram 18 acidentes, e neste ano, até agora já aconteceram 20. De acordo com a Polícia, uma possível solução seria colocar lombadas eletrônicas no lugar e travessas para pedestres.

Em nome da Prefeitura de Itabirito, o prefeito Alex Salvador mostrou sua preocupação, principalmente com os constantes acidentes no conhecido Trevo do Country, onde coincidentemente, três mulheres ficaram feridas nesta semana. Ele disse que fez várias tentativas de negociação, mas que em nenhuma foi atendido pelo Dnit, e que se sente “de mãos atadas”, pois o órgão também não permite que a Prefeitura faça as readequações por conta própria.

Após escutar as reclamações dos presentes, o representante do Dnit, Davidson Carvalho, deu as respostas do órgão aos questionamentos. Ele afirmou que um projeto para o trecho foi apresentado pela Prefeitura de Ouro Preto na gestão anterior, mas que precisou passar por adequações que foram pedidas à Administração, que não retornou mais. Em nome da Prefeitura, o secretário de Governo, Wanderlei Kuruzu, explicou que tal projeto está sendo feito. Para Itabirito, Davidson garantiu que uma prometida lombada eletrônica já foi aprovada para o trecho do Trevo do Country.

Os deputados Célio Moreira, Adalclever Lopes, João Vitor Xavier e Luzia Ferreira também estiveram presentes na audiência. Os parlamentares prometeram que ajudarão na causa, fazendo uma visita ao Dnit de Brasília para cobrar as melhorias na BR-356.

Tráfego descontrolado e falta de segurança levam cachoeirenses à Audiência PúblicaTráfego descontrolado e falta de segurança levam cachoeirenses à Audiência PúblicaTráfego descontrolado e falta de segurança levam cachoeirenses à Audiência Pública
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook