Transparência: Prefeito Alex Salvador, em conversa franca com os vereadores, responde polêmicas

Itabirito,
16 de Março de 2018

Ação, que ocorre todo semestre, reafirma compromisso da gestão em promover aproximação entre poder executivo e legislativo

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, e o vice-prefeito Wolney de Oliveira, estiveram presentes, na noite de 12 de março, na reunião da Câmara de Vereadores para dialogar com o poder legislativo municipal. A ação, que ocorre todo semestre, reforça o compromisso da gestão em promover a aproximação entre poderes, sanar dúvidas e reforçar a ética e transparência do governo.

No início da sessão, o prefeito se dispôs a ceder maior tempo de explanação para as pautas levantas pela bancada de oposição. Entretanto, o pedido foi negado pelo vereador Leo do Social (PHS) com a justificativa de que a sessão deveria se iniciar pelos autores do requerimento. Diante a situação, o representante do executivo se prontificou a responder quaisquer dúvidas referentes à gestão. “Por 16 anos fui vereador e eu gostaria que na minha época tivesse sido assim. Hoje, a Prefeitura tem total abertura e transparência para com absolutamente todos os assuntos. É humanamente impossível eu saber de tudo, mas, por isso mesmo, conto com uma equipe capacitada que está pronta para atender a todos”.

Benefícios para o servidor

Um dos principais assuntos da noite foi a atual situação do servidor público municipal. Questões como aumentos no vencimento e no cartão alimentação foram levantadas, as quais o prefeito respondeu com veemência. “Trabalhamos diuturnamente para valorizar quem é bom de serviço. É claro que os servidores merecem aumento no salário e no cartão alimentação. Mas é preciso entender que a situação não é a melhor neste momento. Precisamos agir com muita prudência. Demos um reajuste em 2013 e deixamos de realizar a Julifest em 2015. E qual foi o resultado disso? Denúncia infundada de vereador de oposição no Ministério Público. Ou seja, ao invés de ajudar, de entender a situação, fazem isso. Então, temos que estudar com cautela assuntos como a volta do refeitório e o horário de funcionamento – que para mim foi uma grande bem feitoria para o servidor”.

Empresas

Assunto recorrente, as empresas que assinaram o protocolo de intenções com Itabirito foram tema de discussões. “São 35 empresas que firmaram compromisso com a Prefeitura. Porém, se depararam com a burocracia do Governo do Estado para a liberação ambiental e a crise econômica, que fez pelo menos três destas desistirem da expansão. Além disso, a vereadora Rose da Saúde (PSDC) entrou com uma denúncia ao MP, referente à doação de terreno, que impediu a vinda dessas empresas. Ou seja, impediu que Itabirito gerasse mais renda e empregos para a população”.

Saúde

Questionados sobre a oferta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, Alex e Wolney afirmaram que não há falta de medicamento. O vice-prefeito e secretário de Saúde complementou a explicação. “O que acontece é que muitos fabricantes deixam de produzir certas fórmulas, que podem ser facilmente substituídas por outras marcas ou composições. Se não tiver o comprimido, o médico pode indicar a fórmula em gotas, por exemplo”.

Transparência: Prefeito Alex Salvador, em conversa franca com os vereadores, responde polêmicasTransparência: Prefeito Alex Salvador, em conversa franca com os vereadores, responde polêmicas
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook