Triatlo incentiva a prática profissional de esportes em Itabirito

Itabirito,
08 de Abril de 2014

Secretaria de Esporte e Lazer aposta na valorização dos atletas da região

O Uaironman, competição de triatlo de Itabirito, agitou a cidade no mês de março, em três dias de eventos esportivos. Os competidores participaram das três modalidades: natação, ciclismo e corrida. O evento, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de março, foi realizado pela primeira vez na cidade.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini, explica a importância da iniciativa. “Aqui em Itabirito, o pessoal treina triatletismo há pouco tempo. Nossa proposta foi fazer um formato diferente, com provas de longa distância. Existem poucas competições desse tipo em Minas Gerais e queremos incentivar e valorizar os atletas daqui que treinam essa modalidade”.

Em todas as modalidades, os percursos da categoria feminina foram a metade da masculina. A prova que abriu o circuito foi a de natação, na sexta-feira, dia 28, no Itabirense Esporte Clube. Os participantes nadaram na modalidade “crawl” um total de 6 e 3 km. No sábado, dia 29, foi a vez dos atletas pedalarem em busca do melhor tempo. A largada ocorreu na Rodoviária Nova, com trajeto diferenciado para homens e mulheres, que pedalaram até o trevo de Ouro Preto e Cachoeira do Campo, respectivamente. A competição se encerrou no Laticínios Ita, totalizando 80 e 40 km.

Com 16 e 8 km de percurso, a corrida, que foi realizada no Parque Ecológico, encerrou a maratona desportiva. “Achei uma ótima iniciativa da Prefeitura, pois incentiva o atleta local, proporcionando novos desafios”, completou o competidor Jean Pierre Sacramento, que pratica o triatletismo há 3 anos.

No último dia, também foi realizada a premiação por modalidade específica e no geral. O operador de equipamentos Robert Eduardo Brada (23) que treina há aproximadamente um ano e meio, foi o campeão geral na modalidade masculina, com o tempo de 5 horas, 13 minutos e 50 segundos em todas as provas. “O evento foi de suma importância porque incentiva os atletas da região. O apoio da Secretaria de Esportes e Lazer foi fundamental para o nosso reconhecimento”, ressaltou o atleta.

Na categoria geral feminina, a vencedora foi a servidora pública Bárbara Cristina de Carvalho Melo (26) com o tempo total de 3 horas, 9 minutos e 51 segundos. “Correr uma prova em casa é um prazer ainda maior”, afirmou.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook