Tromba d’água agrava os prejuízos a Itabirito

Itabirito,
03 de Abril de 2012

Mal se recuperou das enchentes de dezembro e janeiro, Itabirito sofreu novos estragos no domingo, 25 de março, decorrente de temporal que se iniciou à tarde e provocou diversos pontos de alagamentos, desta vez devido ao transbordo do córrego da Carioca no Bairro Santa Rita. Entre os locais mais prejudicados, novamente a região central, São Geraldo, Santa Rita e Gutiérrez, afetando sobremaneira a parte alta da cidade. As inundações invadiram lojas e desalojaram moradores, além de ter danificado a estrutura das ruas e provocado um escorregamento de terra em loteamento na Vila Gonçalo. Com isso, os prejuízos com as chuvas aumentaram para 30% em relação ao contabilizado nas últimas chuvas, apesar dos esforços do poder público e da população para reconstruir a cidade, que já estava castigada.

Isso tudo demonstra a vulnerabilidade dos rios e córregos a cada precipitação acentuada, deixando em alerta a população. Na Avenida Queiróz Júnior o comércio foi novamente pego de surpresa. “Não esperávamos essa inundação, sequer colocamos os produtos nas partes superiores da loja. Quando retornarmos na segunda-feira, a água já tinha invadido tudo”, lamenta a gerente comercial, Juliana Celeste Ferreira. Para agravar a situação, o abastecimento de água esteve interrompido até o início da semana, dificultando a limpeza dos imóveis. “A cada chuva é um tormento”, desabafa o comerciante João Batista. A moradora do São Geraldo e voluntária na Associação Comunitária do bairro, Regina Rosa Guimarães, espera que esses temporais possam trazer um alento à localidade. “O rio Itabirito precisa de uma limpeza urgente e os bueiros de um desentupimento definitivo. Caso contrário, toda chuva será a mesma agonia”, diz a moradora.

De acordo o vice-prefeito e secretário de Obras, Rildo Xavier, o desassoreamento do rio deverá acontecer até o final do ano, podendo vir no bojo dos investimentos que o município pleiteia junto ao governo federal para a reconstrução e reparação dos danos que, por sua vez, aumentaram consideravelmente com esse último evento. “Com essas chuvas, infelizmente os prejuízos aumentaram. Já tínhamos apresentado uma demanda de projetos no valor de 16 milhões ao Ministério da Integração Nacional. No entanto, recebemos até o momento apenas R$ 1,6 milhão. Esse aporte é importante, mas aquém da realidade de Itabirito e do que é realmente necessário.”, afirma o vice-prefeito. Os recursos que já foram liberados serão investidos na reconstrução de quatro pontes: a do Cabral, do Paracatu, do Ribeirão do Eixo e da Rua Dr. Guilherme. Além disso, serão reconstruídos os muros de contenção de encostas na Rua João Pinheiro, no bairro São José e o muro na Rua Paraopeba, no bairro Rosário.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook