Turistas aquecem o comércio marianense

Mariana,
22 de Julho de 2014

Além de proporcionar momentos de vivência cultural nas cidades históricas de Minas Gerais, as atrações artísticas também proporcionam uma boa oportunidade aos comerciantes, movimentando as vendas e gerando renda para a população. No dia 16 de julho é comemorado o dia do comerciante em todo o país. E foi a Lei nº2048/53 que criou o Dia do Empresário do Comércio, tendo como base a data de nascimento do economista e político baiano José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, de Salvador.

Diversos comerciantes do centro histórico de Mariana admitem que há um acréscimo nas vendas nos períodos festivos. Após a Copa do Mundo ter chegado ao fim, os turistas puderam contemplar o clima barroco e prestigiar muitas atividades de cultura e lazer na cidade, devido ao Festival de Inverno e a semana de comemoração do aniversário da cidade. No entanto, alguns comerciantes reivindicam atrações que possam manter o público em Mariana. De acordo com a comerciante Débora Araújo, a programação da cidade ainda deixa a desejar quando comparada à de Ouro Preto. “As atrações ajudam a aumentar o fluxo de pessoas e das vendas, mas faltam mais divulgação e atividades voltadas para o público infantil. Em outros tempos, a programação era melhor e atraía mais público”, afirma Débora.

Para Carlos Roberto Clemente, que há vinte quatro anos vende cachorro quente em frente ao Teatro Sesi Mariana, poucas atividades culturais foram realizadas no centro ao longo do ano passado. “Neste ano, tivemos mais atrações, mas é necessário trazer shows que possam atrair mais público para o centro da cidade” declara Carlos. A gerente da sorveteria Salada, Jéssica Ferreira da Silva, conta que faltou mais divulgação dos horários e dos locais dos eventos. “Na Copa do Mundo o movimento estava maior. Mesmo assim, ainda vem muita gente para a cidade”, destaca Jéssica.

Turistas aquecem o comércio marianense
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook