UFOP recebe Eduardo Suplicy para debate sobre Direitos Humanos no Brasil

Mariana,
09 de Junho de 2015

O ex-senador, por 23 anos) Eduardo Matarrazzo Suplicy (PT), atual secretário de direitos humanos da cidade de São Paulo, participou, na sexta-feira (29) de um debate sobre direitos humanos no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Suplicy, que foi senador por 24 anos, aproveitou a oportunidade para apresentar aos participantes seu projeto de Lei sobre a “Renda Básica de Cidadania”, que tem como objetivo ajudar financeiramente os cidadãos a se estruturar economicamente, buscando uma condição de vida melhor.

A lei já em fase de implantação, pois foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidente da República, Dilma Rousseff. A ideia central é que todo brasileiro receba uma renda básica para poder sobreviver, sem restrições quanto a quem poderá participar do projeto, todos receberão de forma igualitária, até os estrangeiros que residirem no Brasil há cinco anos ou mais.

Entretanto, como o país não tem recursos para investir na lei, o projeto deve ser implementado aos poucos, de forma que com o crescimento do país e o aumento das riquezas nacionais, eleve também a ajuda distribuída pelo governo. Outros países já adotam modelos parecidos com o “Renda Básica” e já estariam mostrando bons resultados, como Namíbia, país da África.

Durante a palestra, outros assuntos sobre a desigualdade social no Brasil também foram abordados explicando qual o papel do secretário de direitos humanos nessas situações. O ex-senador, descontraído, aproveitou para cantar junto aos alunos da UFOP a música “Um homem na estrada”, da banda de rap Racionais MC, ao relatar sobre como a composição revela a realidade vivida por parte da população das periferias brasileiras e como os jovens que estão inseridos nessas condições veem o conceito de liberdade. Suplicy ainda deu outra canja com a música “Blowing in the Wind” de Bob Dylan.

Na segunda parte do encontro, os alunos da universidade aproveitaram para fazer questionamentos ao ex-senador sobre situações e questões sociais, aproveitando também para tecer comentários sobre a greve que começa a se instalar na instituição. Foi também realizada uma intervenção, colocando cartazes que expressavam as inquietações, dúvidas e opiniões da comunidade estudantil.

A curadoria do debate ficou por conta da professora de jornalismo, Marta Maia. O reitor da UFOP, Marcone Jamilson esteve presente para prestigiar o evento. Professores e diretores dos campus também participam do evento que foi organizado pelo aluno do curso de jornalismo, Moíses Mota.

UFOP recebe Eduardo Suplicy para debate sobre Direitos Humanos no Brasil - Foto de Caroline HardtUFOP recebe Eduardo Suplicy para debate sobre Direitos Humanos no Brasil - Foto de Caroline HardtUFOP recebe Eduardo Suplicy para debate sobre Direitos Humanos no Brasil - Foto de Caroline Hardt
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook