Um piano pela Estrada Real

Itabirito,
29 de Setembro de 2014

Um dos momentos mais aguardados do final de semana que passou foi a apresentação do pianista Arthur Moreira Lima. Reconhecido mundialmente, Lima é um dos grandes nomes da música erudita brasileira. Por meio do projeto Um piano pela Estrada Real, a música, universal e brasileira, é transmitida às comunidades pertencentes ao caminho da Estrada Real.

A noite do sábado, 14, foi especialmente reservada para Itabirito. O público tomou conta da Praça da Estação, que foi invadida pelas composições de grandes nomes da música como Frederic Chopin, Heitor Villa-Lobos e Ludwig van Beethoven.

A certa altura do concerto, Arthur Moreira Lima – íntimo do seu Steinway & Sons de cauda preto, companheiro de viagem por todo o Brasil –, anunciou um problema em algumas notas. “Era um mosquito!”, riu e voltou a dedilhar com agilidade o teclado. A plateia, que sequer havia notado a falha, se maravilhou com a excelência do senhor de cabelos grisalhos.

Para o músico Márcio Lima, além de possibilitar novas experiências musicais, a iniciativa é importante para a formação de público. “É fantástico assistir a um concerto de piano solo, de imensa qualidade, na praça. É importante garantir o acesso a este tipo de música, tão restrito aos locais fechados e, muitas vezes, de difícil acesso para o público”. Ao lado da esposa Stella Matutina, Ivo Martins diz estar satisfeito com a programação cultural que Itabirito recebe. “Tenho gostado e achado necessário essas intervenções eruditas em locais abertos. Sempre prestigio o Domingo é dia de banda e acho muito importante que exista essas iniciativas para a educação musical de Itabirito”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook