Uma nova forma de combate à dengue tem início em Itabirito

Itabirito,
30 de Setembro de 2013

Desde a última sexta-feira (20) uma nova maneira de combate à dengue entrou em vigor em Itabirito. A comunidade agora tem acesso à mudas de Crotalária e Citronela, de acordo com lei aprovada pela Câmara dos Vereadores.

O autor da Lei, vereador Rildo Xavier, apresentou um projeto de lei em maio deste ano, que institui uma campanha de incentivo ao cultivo das plantas como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti, divulgação dos benefícios do cultivo, além de colocar o Poder Público como responsável pela distribuição de sementes à população. As mudas também deverão ser plantadas nas margens de rios, riachos, praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas.

Para entender melhor, trata-se de um tipo de combate que exclui o uso de produtos químicos no combate à dengue. A Citronela age de imediato quando exposta ao sol, suas folhas exalam um óleo essencial imperceptível ao olfato humano, mas que tem grande efeito sobre o mosquito.

Já a Crotalária é uma planta leguminosa que atrai libélulas que precisam de água limpa e parada para colocar suas larvas, que devoram o mosquito Aedes Aegypti. A libélula adulta também se alimenta do mosquito. As duas plantas não dispensam os cuidados que devem ser rotineiros nas residências, servindo apenas como auxílio.

O vereador justificou a aplicação como sendo “simples e de baixíssimo custo para o município”. Exemplos de cidades como as mineiras Juiz de Fora e São Sebastião do Paraíso obtiveram sucesso com a plantação das mudas.

Em nome do departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itabirito, a Coordenadora Técnica da Vigilância Ambiental, Ana Liz Bastos, explicou que o departamento nunca foi procurado nem pelos vereadores e nem pela Prefeitura para que fosse feito um estudo sobre a viabilidade do projeto.

Sem criticar a Lei e nem se justificar a favor ou contra, já que a Zoonoses ainda não pôde fazer tal estudo técnico, que eles pretendem iniciar, Ana Liz lamentou o fato do departamento não ser chamado para discutir o assunto junto às autoridades competentes.

O cidadão que desejar plantar as sementes deve procurar o gabinete do vereador Rildo Xavier, na Rua Emídio Quites, 207, bairro Praia, e retirá-las gratuitamente.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook