Unidade de tratamento de água entra em fase final de montagem

Itabirito,
05 de Março de 2015

“Vamos superar os padrões de qualidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde ao entrarmos em operação com esta nova unidade”, afirma Wagner Melillo, Diretor presidente do Saae de Itabirito.

Com previsão de término das obras para o final de março, a Unidade de Tratamento de Água (UTA) que hoje trabalha com um processo simplificado de filtração, se prepara para entrar em operação com o dobro de sua capacidade inicial, dos atuais 180mil litros por hora para 360 mil litros por hora. Isso será possível com a entrada em operação de um novo poço artesiano. A partir daí, o Saae poderá tratar e distribuir água com uma qualidade superior à exigida pela portaria de nº 518/2011 do Ministério da Saúde.

A UTA contará com um sistema de reuso da água utilizada no processo de limpeza dos filtros, o que vai representar uma significativa economia de água e também vai evitar o descarte de água suja no meio ambiente. O sistema contará ainda com filtros, um reservatório de 200 mil litros de água tratada, e um reservatório de reuso da água e outro de retro lavagem, ambos de 70 mil litros de capacidade.

À medida que o consumo for aumentando e a região do Distrito Industrial for exigindo, o Saae irá perfurar mais poços para atender a demanda. O projeto final prevê cinco poços e uma capacidade total de 720 mil litros de água por hora. A Unidade também conta com um laboratório de análises físico-químicas da água ajudam a atestar o seu grau de qualidade. Em outro momento, UTA iniciará o processo de análises bacteriológicas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook