UTI é prioridade para a Câmara de Mariana

Mariana,
26 de Outubro de 2014

Durante as homenagens prestadas aos cidadãos nas áreas culturais, sociais e educacionais, no dia 17 de outubro, o presidente da Câmara, Bruno Mól, lançou o selo da UTI em apoio à construção de uma unidade de tratamento intensivo em Mariana. “Este selo materializa o apoio da Câmara e o empenho de todos os vereadores para que nossa cidade tenha uma UTI. Não podemos ficar dependendo de outras cidades para conseguir internações para a população”, afirma.

Bruno destacou que a Casa já sinalizou, desde o início do ano, o desejo de termos uma UTI ao aprovar emenda no orçamento, de autoria de todos os vereadores, destinando uma parte dos recursos para que ações em prol da saúde sejam intensificadas.

Aplaudido pelo público, o presidente pediu que a comunidade abrace a causa e ajude o Executivo e o Hospital Monsenhor Horta a realizarem a obra. “Juntos somos mais fortes e podemos mais. O que nós vereadores queremos e pedimos é que a população tenha mais acesso à saúde. É inadmissível que os marianenses fiquem em filas esperando por vagas em UTI de outras cidades sendo que a nossa arrecadação é uma das melhores do Estado. A demora em conseguir um leito tem custado a vida de muitos marianenses”, explica Bruno Mól.

Na reunião dos vereadores de 13 de outubro, o secretário de saúde, Germano Zanforlim, já tinha manifestado sua satisfação com o empenho da Câmara, dizendo que o apoio do Legislativo é muito bem-vindo. “Eu propus a vocês vereadores um compromissos e metas em 2013, e temos tido êxito nessa parceria que tem sido positiva para melhorar as ações da saúde. Como a Câmara e a Secretaria de Saúde têm trabalhado na mesma direção temos tudo para fortalecer, cada vez mais, a saúde em Mariana”, comemora o secretário.

CSC: um modelo de gestão inovador

O presidente da Câmara, Bruno Mól, apresentou também um modelo de gestão inovador e pioneiro no Legislativo. A Câmara de Mariana é a primeira do Brasil a implantar o Centro de Serviço Compartilhado (CSC). Com a efetivação do sistema funcionam agora de forma integrada o departamento de gestão de pessoas, o sistema de frotas, a prestação de contas de todos os órgãos da Casa, o departamento de patrimônio e almoxarifado, o ponto biométrico e processos licitatórios e de compras.

A iniciativa é parte de ações estratégicas de planejamento e gestão lançadas para o biênio 2013/2014. Segundo Bruno Mól, o objetivo buscado com o programa foi otimizar e agilizar as ações do Legislativo trazendo eficiência, transparência e economia dos recursos. “Queremos gastar menos com a máquina pública para investirmos em benefícios para a sociedade. Com o aumento da eficiência das ações administrativas são otimizados custos e podemos gerir melhor os recursos que vão ser aproveitados para a realização de atividades que beneficiem a todos”, conclui.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook