Vacina contra Leishimaniose concebida em Ouro Preto pode ser produzida em larga escala

Ouro Preto,
12 de Agosto de 2013

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) está trabalhando na Transferência de Tecnologia entre a instituição e a Empresa Ouro Fino Saúde Animal Ltda. para a criação da patente de “Vacina Contra Leishimaniose Visceral Canina”, de autoria de professores e pesquisadores da Universidade.

Agora, a empresa poderá produzir a vacina em larga escala e até comercializá-la. Segundo os pesquisadores responsáveis, a vacina estava sendo desenvolvida na Universidade há anos, com a intenção de se criar imunização que possuísse uma ação preventiva, com grande potencial de resposta celular duradoura e efetiva.

Com a parceria, a vacina poderá até ser adquira pelo Governo Federal para o controle de zoonoses, devido ao baixo custo de produção, que refletirá em um valor mais baixo para o comércio. O prazo para que a comercialização se confirme é de dois a três anos.

A Leishimaniose é transmitida por picada de mosquito e provoca a perda de apetite, emagrecimento rápido, feridas na pele, queda de pelo e perda de movimentos das patas traseiras. Seres humanos também podem ser atingidos pela doença, que nas pessoas causa febre prolongada, perda de apetite, palidez, tosse seca e até aumento de fígado e baço.

Já que ainda não existe cura para a doença, a vacina preventiva se torna extremamente importante.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook