Vale vai à Câmara de Itabirito

Itabirito,
09 de Março de 2012

A Câmara de Itabirito recebeu presença maciça de representantes diversos da Vale, liderados pelo gerente Luis Gustavo, nesta última segunda-feira. O grupo veio pleitear junto ao legislativo municipal que considere projeto de lei que estabelece, por R$ 18 milhões, a venda de um terreno, pertencente à municipalidade, para que a Vale instale lá uma barragem de rejeitos. Essa barragem faz parte do projeto de expansão da Companhia na cidade, e a Vale garante que o uso principal do terreno será apenas para a instalação da barragem, e não para exploração mineral de fato.

Os vereadores questionaram o valor pago pelo terreno, se estaria dentro da realidade e dos interesses da municipalidade, e críticas contundentes foram feitas pelos edis Ilacy Simões (PDT) e Celina da Cunha (PSDB). Segundo os vereadores, apesar de toda a imagem construída pela Vale, o impacto que esta causa na cidade é considerável, sendo preciso adereçar esses problemas. O vereador Ilacy voltou a levantar questão polêmica, no que concerne a divisa de Itabirito com Nova Lima, que segundo informa pode ser forjada, pois oficialmente, a divisa seria outra, e isso prejudica Itabirito no recebimento de impostos destinados pela mineradora.

Geraldo responde questionamentos de Zé Maria

O vereador Geraldo Mendanha (PT) na reunião do dia 27, respondeu aos questionamentos levantados pelo vereador Zé Maria (PSD). Zé Maria, em nome da oposição, questionou os gastos dos vereadores com viagens a serviço da casa legislativa no passado recente, informando que entraria com mandado de segurança para garantir o recebimento das informações. Segundo Geraldo, a informação está e sempre esteve à disposição de todos os vereadores, no departamento jurídico, e caso ele entrasse com o mandado, esse seria, igualmente, acatado em seu teor. “Estou na condição de presidente por determinação da justiça, e do mesmo modo, a casa legislativa jamais se negaria a atender qualquer solicitação que fosse feita via judiciário. Mas reitero, em momento algum o legislativo se furtou de oferecer essas informações, com ou sem mandado de segurança”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook