Verão sem chuva compromete o abastecimento de água

Mariana,
02 de Fevereiro de 2015

A falta de chuvas, que normalmente caem muito nesta época do ano, já provoca uma queda acentuada no volume de água dos mananciais que abastecem as estações de tratamento de Mariana. Estas registram baixos níveis de vazão, próximos aos índices em que se encontravam em outubro último, no auge do período de estiagem.

A ETA Sul, responsável pelo abastecimento de cerca de 60% da cidade e que recebe água do manancial da Serrinha, opera hoje com vazão de 33 litros por segundo, menos de 50% de sua capacidade, que é de 70L/s. Também os mananciais da região norte apresentam queda na vazão da ordem de 40%.

Para o diretor executivo do SAAE, Valdeci Fernandes, a situação já se reflete no abastecimento, principalmente nas partes altas da cidade, como nos bairros Rosário e Cabanas. “Já estamos utilizando caminhões pipa para suprir a queda nesses locais e aderimos ao sistema de manobras (abrir e fechar registros) para o controle do fluxo da água, a fim de que seja garantida a distribuição igual em todos os bairros”, explica Valdeci.

As manobras contribuem também para o combate ao desperdício e, caso não chova, será implantado um cronograma de revezamento no abastecimento, com horários e dias para o abastecimento em cada localidade. Valdeci lembra que as previsões para 2015 não são nadas otimistas, devendo ser registrada seca semelhante a de 2014. “Para que a cidade passe esse período sem risco de racionamento é preciso a participação da população no controle do gasto excessivo e desnecessário, mantendo a atenção às medidas de economia e de combate ao desperdício”, alerta o diretor.

Evitar a lavagem de carros e passeios, filtrar a água da piscina para que não precise ser trocada e aproveitar a água usada para lavar roupas, são medidas simples que podem ser observadas por todos. “É importante também verificar se há vazamentos na residência, e qualquer anormalidade nas redes das ruas ou prática de atos de desperdício devem ser comunicados ao SAAE pelo fone 115”, pediu Valdeci.

Abastecimento – Para controle do consumo de água, o SAAE informa que a desde segunda-feira (26) são implementadas mudanças no período de abastecimento em alguns pontos da cidade. O objetivo principal desse remanejamento é controlar o consumo e evitar o desperdício, para que a água que agora está em quantidade menor, devido às condições climáticas, possa ser suficiente para atender toda a população de maneira igual. Os caminhões pipa serão usados para ajudar suprir a demanda, mas somente atenderão os casos de emergência, como hospitais, escolas, creches e postos de saúde. As mudanças ocorrerão nos seguintes locais:

Bairros São Gonçalo e Vila do Carmo – o abastecimento será nos dias ímpares;

Bairro Santo Antônio – abastecimento nos dias pares;

Bairro Rosário – Ruas Perimetral Sucupira, Santa Efigênia, Ébano, Imbuia, Ipê, Jatobá, Laranjeira e parte baixa da Rua Pinho – o abastecimento ocorrerá nos dias pares;

Bairro Marília de Dirceu – abastecimento em dias pares;

Vila Maquiné – haverá corte diário no abastecimento, no período das 7h às 12h.

Verão sem chuva compromete o abastecimento de água - Foto de Lauro Soares
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook