Vereadores de Itabirito reclamam da dificuldade de comunicação com o executivo

Itabirito,
24 de Março de 2014

Enchente também foi tema de reunião do legislativo

Durante a reunião de segunda-feira (17) os vereadores de Itabirito, tanto de situação como oposição, destacaram a dificuldade de diálogo com o executivo com relação aos requerimentos da casa. Outro ponto muito questionado pelo legislativo foram as enchentes que acontecem na cidade quando há forte volume de chuva. O fato que desencadeou a conversa foi a última enchente, que ocorreu no dia seis de março e alagou cinco ruas da cidade.

Durante sua fala, o vereador Leo do Social salientou a dificuldade que vem tendo de uma resposta das secretarias com relação aos requerimentos encaminhados para a prefeitura. “Nós precisamos de uma resposta mais concreta para repassar à população. Não podemos ser superficiais, pois estamos aqui para atender o povo. Sempre que encaminho um requerimento a resposta nunca é concreta, objetiva”, afirmou. O vereador Max, líder do governo na Câmara, reconheceu a dificuldade de comunicação e disse que irá levar as reclamações até o Prefeito Alex Salvador. “Nós reconhecemos esse problema, mas temos que entender que não tem como atender todos de uma vez. A prefeitura tem que priorizar suas ações, se não ela não consegue fazer nada”. Já o vereador Arnaldo dos Santos sugeriu que os vereadores façam menos requerimentos e que procurem os secretários pessoalmente. “Essa falha na comunicação não é do governo de agora, sempre teve. Nós entendemos que a demanda da prefeitura é muito grande, assim como a nossa de vereadores. Uma ação que eu comecei a fazer há muito tempo e que vem dando certo é procurar os secretários pessoalmente, isso agiliza o processo e facilita o trabalho de todos”, sugeriu Arnaldo.

Sobre as enchentes a vereadora Rose afirmou que “chegou a hora de fazer obra debaixo da terra. Com o crescimento populacional e consequentemente, urbano, não temos mais verde para absorver a água. É preciso uma providência”, destacou. O vereador Arnaldo apoiou a vereadora Rose e afirmou que “são as obras subterrâneas, como a construção de galerias, que irão solucionar o problema”.

Já o vereador Rildo Xavier destacou em sua fala o processo licitatório para contratação de serviço digital pela prefeitura, que neste ano ficou em R$ 6 milhões, um aumento de 10 vezes em relação ao orçamento anterior. Rildo já entrou com requerimento solicitando cópias do processo licitatório para investigação.

Instalação de Pluviômetro

A coordenação da Defesa Civil de Itabirito informou que em breve será instalado um Pluviômetro na Fazenda Pôr do Sol, no São Gonçalo do Bação.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosanna Cravo, o equipamento, que mede a quantidade de chuva, irá auxiliar no monitoramento e alertas de desastres naturais. “Nós escolhemos um ponto estratégico para facilitar o trabalho, pois é o Rio de Engenheiro Corrêa que transborda em Itabirito, e com esse equipamento nós teremos um tempo de cinco a seis horas para alertar a população em áreas de risco,” enfatiza.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook