Vereadores debatem sobre a saúde ocupacional dos servidores

Mariana,
08 de Abril de 2014

Na reunião ordinária realizada na segunda-feira (31) a Câmara de Mariana recebeu o secretário de administração, Rangel Allan da Silva, com o propósito de prestar esclarecimentos sobre as medidas tomadas para regularizar o pagamento do adicional de insalubridade e/ou periculosidade aos servidores do município de Mariana.

De acordo com o vice-presidente da Casa Legislativa e autor do requerimento, Juliano Duarte (PPS) há diversas ações na justiça do trabalho contra o município para receber um direito previsto pela legislação. “A Lei Municipal 2.201/2008, que disciplina o pagamento do adicional desses profissionais, foi publicada e homologada pelo município. No entanto, até o momento a referida lei não foi devidamente cumprida”, ressalta Juliano.

Segundo o secretário de administração, Rangel Allan da Silva, é necessário ainda dar uma atenção especial à saúde do servidor, pois ao assumir a gestão atual da Secretaria percebeu que o planejamento da saúde ocupacional estava precário. “Dividimos o trabalho em etapas para avaliar a situação de todos os funcionários públicos. No momento, cerca de 93% dos 4 mil servidores municipais já foram avaliados”, afirma o secretário. A pedido da Secretaria, estava presente na reunião o representante da Inovar, empresa de medicina ocupacional contratada para executar o serviço, que também explicou sobre o processo de implantação do plano de saúde e segurança dos servidores.

Na ocasião, os vereadores aproveitaram para questionar o prazo para a conclusão do programa. Adiante, Rangel Allan declarou que, apesar do contrato, essas ações devem ser contínuas, além de demandar tempo para regularizar os exames e relatórios, garantindo o devido cuidado com a saúde e segurança do trabalhador. Além disso, durante a nona reunião ordinária, os vereadores aprovaram por unanimidade, em segunda e terceira votação, o projeto de Lei Complementar nº 23/2014 que institui a readequação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Mariana, onde serão criadas 114 vagas em diversos cargos para oferecer uma estrutura administrativa que atenda às necessidades da população.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook