Vereadores debatem sobre a UTI de Mariana com a gestora do Hospital Monsenhor Horta

Mariana,
13 de Maio de 2016

A Câmara de Mariana recebeu a diretora do Hospital Monsenhor Horta, Rozimeire Lucas Santos, para esclarecer a situação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) prevista para ser construída no município. Rozimeire participou da Tribuna Livre durante a reunião do dia 9 de maio em atendimento ao pedido dos vereadores Bruno Mól (PMDB) e José Jarbas (PTB), que questionaram os motivos pelos quais a construção da UTI não teve andamento.

O vereador Bruno solicitou esclarecimentos sobre o Termo de Compromisso que o hospital assinaria durante a Conferência da Saúde em 2015. “Ter uma UTI para atender os marianenses é de suma importância. Entendo que termos uma UTI em nossa cidade é prioridade”, destaca o vereador.

Rozimeire ressalta que o hospital tem interesse em construir a UTI e entende que o Termo de Compromisso tem que ser analisado primeiramente pelo jurídico da instituição antes de ser assinado. Ela explica ainda que, à época, os valores propostos não arcariam com a manutenção mensal que giravam em torno de 394 mil reais. Custeavam exclusivamente a construção, no valor de 1,3 milhões de reais. “É uma vontade muito grande da instituição dar mais esse passo, porém não adianta construir e não ter condições de mantê-la”, ressalta a gestora. A diretora defende que, devido a situação econômica atual, não é viável a construção da UTI no momento.

Segundo o líder de governo na Câmara, vereador Fernando Sampaio (PRB), o município também tem interesse em construir a UTI, mas a queda na arrecadação inviabiliza a obra. “Assim que a receita voltar a crescer, é lógico que o município poderá construir a UTI”, ressalta o vereador.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), trata-se de uma importante questão de investimento. “O município não aproveitou os recursos como deveria. A cidade perdeu as oportunidades que surgiram, mas vejo que nós precisamos olhar para frente, olhar para uma nova Mariana com os recursos que temos e caminhar da melhor forma possível”, destaca o presidente.

Vereadores debatem sobre a UTI de Mariana com a gestora do Hospital Monsenhor HortaVereadores debatem sobre a UTI de Mariana com a gestora do Hospital Monsenhor Horta
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook