Vereadores debatem sobre o cenário da mineração com o gerente-geral da Vale

Mariana,
03 de Março de 2016

No dia 18 de fevereiro, os vereadores da Câmara de Mariana estiveram no Complexo Vale Mariana. Eles se reuniram com o gerente-geral da mineradora, Rodrigo Melo, e analisaram as condições de quatro barragens da empresa. Os parlamentares defenderam a manutenção dos empregos da Vale e cobraram mais participação social da mineradora.

Durante o encontro, os vereadores também pediram mais envolvimento e participação da empresa com a Câmara. Eles alegaram distanciamento da Vale nos debates da Casa.

O vereador Geraldo Magela, “Magelinha” (PSDB), ressalta a importância desta aproximação para que a população possa ser informada sobre o que está sendo realizado pela mineradora na cidade, já que os vereadores são representantes do povo.

De acordo com o vereador Pedro César, “Pedro Eldorado” (PR), “a situação de Mariana está preocupante”, desde o acidente com a barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015. Pedro ressalta que toda a cidade foi impactada, tendo em vista o número de desempregados que cresceu desde novembro.

Segundo Rodrigo Melo, desde o rompimento da barragem da Samarco, nenhum funcionário da Vale foi demitido. Segundo ele, há funcionários participando de um treinamento para capacitação profissional desde dezembro. O gerente-geral afirma que depois do acidente na barragem da Samarco, a Vale teve uma queda de aproximadamente três milhões de toneladas em 2015 e nove milhões de tonelada em 2016 no Complexo de Mariana, representando, respectivamente, cerca de 10% e 30% da produção na cidade.

No ano passado, o Complexo produziu 35,9 milhões de toneladas de minério, que gerou aproximadamente R$ 44,4 milhões de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Dessa verba, 65% são repassados para o município.

Após a conversa, os vereadores visitaram a barragem de rejeitos de Campo Grande que pertence à mineradora.

Mineração - Durante a reunião, o presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas, destacou a necessidade das mineradoras Vale e Samarco mostrarem para a comunidade o que é a mineração e a sua importância para o município, uma vez que parte dos habitantes não reconhecem essa importância e acreditam que o processo é só a extração do minério. Freitas destaca a relevância em levar estas informações às escolas da região para conscientização, além das visitas de grupos à mineradora que a empresa já proporciona.

Vereadores debatem sobre o cenário da mineração com o gerente-geral da Vale
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook