Vereadores manifestam insatisfação com a falta d’água na cidade

Mariana,
29 de Setembro de 2014

Mais uma vez, a reunião da Casa Legislativa de Mariana retomou as discussões sobre a falta d’água no município. Na segunda-feira (15) os vereadores voltaram a debater, indignados, o problema que atinge a cidade, pedindo respostas para a situação. O vice-presidente Juliano Duarte (PPS) disse que tem recebido muitas reclamações, “na manhã de sábado meu telefone tocou 18 vezes, 12 ligações eram de pessoas que estavam sofrendo com a falta de água. Defendo uma audiência pública para buscarmos respostas. O Executivo precisa encarar o problema de frente”, relata Juliano.

O presidente da Câmara, vereador Bruno Mól (PSDB) lembra ainda que a cidade tinha aproximadamente 20 nascentes de captação de água e que hoje o número diminuiu para 11. “Já não somos tão ricos assim em recursos hídricos. O ciclo do minério vai acabar e precisamos fazer novos investimentos na água. Nós, que somos gestores, não podemos ter medo de discutir a tarifação”, proferiu o vereador. Fernando Sampaio (PRB) concorda com o presidente da Casa e diz que em 15 anos nunca houve investimentos em captação de água. “A população cresceu nos últimos anos. Precisamos aumentar a captação e tirar os projetos do papel”, desabafa. O vereador também defende um plebiscito para que a Câmara possa discutir e votar a questão de acordo com a vontade do povo. “Não vou falar que trazer outra empresa pra cá é a solução, mas o povo está desacreditado do SAAE e não adianta insistir com uma coisa que a população não quer”, declara Fernando Sampaio.

Já José Jarbas Ramos Filho (PTB) acredita que o problema é de gestão e que para tarifar a água o serviço precisa ser prestado. “Estão faltando pessoas capacitadas para administrar o SAAE. Antes de falarmos em tarifação, precisamos começar a prestar os serviços”, relata. Geraldo Sales (PDT) concorda dizendo que o SAAE precisa de um plano de curto, médio e longo prazo. “Preferem disponibilizar caminhão pipa que fazer uma caixa d’água. Isso é falta de gestão”, denuncia. Durante mais de uma hora os vereadores debateram o problema e sugeriram soluções para resolver a situação da falta de água na cidade.

Vereadores manifestam insatisfação com a falta d’água na cidade - Foto de Rafael MeloVereadores manifestam insatisfação com a falta d’água na cidade - Foto de Rafael Melo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook