Vereadores visitam a Praça do Artesão de Cachoeira do Campo

Ouro Preto,
15 de Julho de 2013

A estrutura inaugurada em outubro do ano passado não atende as necessidades dos artesãos, que precisam fechar as portas de suas lojas horas antes do tempo previsto para expediente, devido deficiências na iluminação

Atendendo às reivindicações dos lojistas da Praça do Artesão de Cachoeira do Campo, uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto entrou na luta para garantir melhorias ao complexo de ateliês localizado na Avenida Pedro Aleixo e que sedia a exposição e venda de artesanatos no distrito.

Na manhã da última quarta-feira (10), o presidente da Câmara, Léo Feijoada (PSDB), e os vereadores José Maria Germano (PSD), Wander Albuquerque (PDT), Solange Estevam (PPS), Thiago Mapa (PP) e Dudu Gonzaga (PPS) visitaram a Praça do Artesão junto ao síndico do prédio, Edson Luis de Novais – o qual é também expositor e participou da reunião ordinária da Câmara realizada no dia 9 de julho para anunciar os problemas enfrentados. “Sem dúvidas é uma obra de grande importância, mas que não está funcionando direito. Há muita coisa a ser finalizada”, aponta Léo Feijoada.

Os postes de energia elétrica localizados na pista de acesso às lojas não funcionam e os artesãos precisaram improvisar a iluminação da parte interna e da fachada dos stands. A comerciante Genilda Marcelino, da loja n° 16, instalou uma pequena lâmpada na porta de seu ateliê para remediar a situação. “Precisamos fazer isso para conseguir trabalhar. Instalamos lâmpadas dentro e fora da loja porque estávamos trabalhando praticamente no escuro”, afirma a expositora. Em virtude da precária iluminação, o horário de fechamento das lojas passou de 20h para às 18h.

De acordo com Edson Novais, a sinalização e o acesso ao local também são falhos. Segundo ele, até a placa que identifica a entrada da Praça foi instalada pelos próprios comerciantes e o local não é divulgado. “Os vereadores se comprometeram para, em caráter de urgência, solucionar todas as nossas reivindicações e a gente acredita muito que será tudo resolvido”, destaca o síndico.

A Praça do Artesão começou a ser construída em 2008, em convênio com o Ministério do Turismo, e foi inaugurada em outubro do ano passado. O local não possui lixeiras, escada de acesso para pedestres, rampas para cadeirantes e entrada de veículos para quem chega via sentido Ouro Preto – Belo Horizonte. “São vários pontos importantes e aparentemente simples de se resolver”, aponta a vereadora Solange Estevam. “Percebemos que a principal demanda é pela iluminação e precisa ser rapidamente reparada”, conclui. A vereadora destacou, também, a importância da limpeza do córrego que passa ao lado do prédio, sendo que o mesmo encontra-se assoreado e transborda no período de chuva.

Participaram também da visita o diretor de edificações da Secretaria Municipal de Obras, Anderson Agostinho; a arquiteta do setor de edificações, Anna Barbosa; a diretora de Limpeza Urbana, Fabiana Corrêa; e o coordenador do centro administrativo de Cachoeira do Campo, Vantuir Silva.

“Vamos entrar em contato com a empresa que executou o serviço e prevemos uma solução imediata”, pontua Anderson. A Câmara irá acompanhar o próximo passo que é acionar, por meio da Secretaria de Obras, a empresa responsável pela prestação do serviço, já que a garantia dos postes de iluminação pública é de cinco anos.

De acordo com o diretor de edificações Anderson Agostinho, o secretário municipal de obras, Eduardo Evangelista, reuniu-se na terça-feira (9) com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ficou estabelecido que a prefeitura irá encaminhar um novo projeto para instalação de um trevo na Avenida Pedro Aleixo, que poderá resolver o problema de acesso ao local.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook