Vereadores visitam o CCZ de Ouro Preto

Ouro Preto,
08 de Setembro de 2017

Acompanhados de representantes do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA), os vereadores Geraldo Mendes (PCdoB), Alysson Gugu (PPS), Chiquinho de Assis (PV) e Regina Braga (PSDB) estiveram, na manhã de sexta-feira (1º), no Centro de Controle de Zoonoses de Ouro Preto com o objetivo de fiscalizar a estrutura do ambiente e os cuidados com os animais.

O Centro de Controle de Zoonoses é um serviço terceirizado pela Prefeitura de Ouro Preto para desenvolver ações de campo para o controle de doenças que são transmitidas ao homem por meio de alguns animais. No entanto, os parlamentares têm recebido constantes reclamações sobre a insalubridade no local. “É uma situação lamentável, é um lugar destinado somente para animais doentes, no entanto, também estão trazendo cães sadios que acabam sendo contaminados. Nem os já doentes e nem os que são contaminados posteriormente recebem os devidos cuidados”, salientou o vereador Geraldo Mendes (PCdoB).

De acordo com Alysson Gugu (PPS), a situação já era recorrente. “Já conhecíamos o problema. Além de ter animais saudáveis em contato com doentes, o espaço é inadequado, ficando os animais aglomerados em jaulas muito pequenas, o que impossibilita a movimentação dos cães e a melhor higienização deles”, frisou o parlamentar. Para Regina Braga (PSDB), “a visita foi muito proveitosa, e o caminho tem que ser de reunir o Legislativo com o Executivo e as ONGs para acharmos uma solução para esse problema, pois o correto é ter um abrigo somente para os animais saudáveis e outro somente para o CCZ. O que vimos foi uma estrutura pequena e repleta de equívocos”.

O Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais também acompanhou a visita surpresa dos vereadores, trata-se de uma organização não governamental e sem fins lucrativos criada em 2013 por protetores e simpatizantes da causa animal. “Iremos nos reunir para montarmos uma pauta em que todos fiquem de acordo. Os vereadores também viram aqui a situação dos animais, que é caótica e desumana. Eles estão em situação de maus tratos, e a gente visa o bem-estar animal, buscando criar essa relação de aproximação do ser humano com os bichos. O nosso objetivo, nesse caso, é que o município assuma esse compromisso e pare de terceirizar esse serviço para que nós possamos realmente ver o dinheiro investido para a saúde desses animais”, enfatizou Luciana Sales, representante do IDDA.

Vereadores visitam o CCZ de Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook