Vereadores visitam o Sistema de Reciclagem de Itaúna

Ouro Preto,
26 de Março de 2015

Na segunda-feira, 09 de Março, o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Thiago Mapa (PP); os vereadores Léo Feijoada (PSDB); Nicodemos Matos (PT do B) e Denílson Barbeiro (PR); junto às associações de catadores de materiais recicláveis do Padre Faria e Rancharia e o grupo de Terceira Idade Renascer visitaram o Sistema de Reciclagem de Itaúna.

O objetivo da visita foi conhecer o sistema de reciclagem, conhecido como “Secos e Molhados”, que produz cerca de 430 toneladas de materiais recicláveis por mês. O prefeito de Itaúna, Osmando Pereira da Silva (PSDB), explicou o método utilizado na cidade. “O diferencial dessa coleta é que ela foi implantada em 100% do município, tanto na área urbana, quanto na área rural. As pessoas separam o material nas suas casas e o lixo é recolhido seis dias por semana: um dia o “molhado'' e um dia o que pode ser reciclado. O lixo reciclado tem um valor agregado maior pelo fato das pessoas separarem o material em casa, ele não recebe nenhuma mistura de orgânico, não é compactado, fazendo com que a cooperativa de reciclagem faça o manejo e comercialize obtendo um resultado melhor”, disse.

A prefeitura de Itaúna está construindo um novo centro de triagem maior e mais sofisticado, prometendo administrar melhor a demanda de coletas. O Gestor de Resíduos Sólidos, Sérgio Fernandes da Cunha, comentou sobre a mudança. “Nós temos um centro de triagem, construído em 1987, que já está bem ultrapassado. Então, estamos construindo um novo centro, junto ao aterro sanitário, com uma capacidade maior, para dar melhores condições de separação. Hoje, nós temos uma esteira de 8 m de comprimento e, no novo centro de triagem, serão duas esteiras, cada uma com 25 m. Vai aumentar muito a capacidade de manejo e de separação do resíduo”, relatou. O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Thiago Mapa (PP) comparou o sistema de reciclagem de Ouro Preto ao de Itaúna e avaliou a visita. “Em visita ao centro de reciclagem de Itaúna, pude ver que Ouro Preto não fica para trás . Ouro Preto é referência, pela quantidade e pela qualidade do material que é reciclado. A grande diferença está na participação da comunidade, porque em Itaúna a coleta é no estilo do “seco e molhado”, o que diferencia e ajuda muito na reciclagem geral. Então, ficou uma amostra de que Ouro Preto tem como fazer isso, é uma questão de querer mesmo, de governo. Em nossa localidade Ouro Preto já é uma referência, mas ainda pode ser uma referência geral”, pontuou.

Os vereadores, assessores e associações foram recebidos pelo prefeito de Itaúna, Osmando Pereira da Silva, pelo Gestor de Resíduos Sólidos, Sérgio Fernandes da Cunha e pelo Presidente da Câmara Municipal de Itaúna, Francis Saldanha.

Vereadores visitam o Sistema de Reciclagem de Itaúna
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook