Vila Alegre em Cachoeira do Campo aguarda atendimento a reivindicações

Ouro Preto,
29 de Maio de 2012

Moradores do Vila Alegre, em Cachoeira do Campo, procuraram o Jornal O LIBERAL para expor a situação de descaso e falta de comprometimento dos agentes municipais para com o bairro, considerado um dos maiores do distrito ouro-pretano. A mobilização dos moradores por meio da associação comunitária permitiu recentemente implantar melhoras no trânsito da localidade, bem como nas redes de água e esgoto. No entanto, as ações são insuficientes frente à carência de infraestrutura e os problemas que perduram há tempos e se agravam, sobretudo, com as chuvas de maior intensidade.

Nas proximidades do Caic, os moradores querem o calçamento ou asfaltamento da Rua 8, bem como a remoção de buraco na Rua 1, que seria proveniente de obra inacabada na rede de esgoto. Essas vias estão entre as mais movimentadas do bairro, em função do constante fluxo de vans e ônibus escolares. “A mudanças no fluxo de veículos, mais a instalação de sinalização e quebra-molas foram importantes, mas o restante do serviço ficou pelo caminho: a poeira excessiva, o buraco e a insegurança prejudicam demais os moradores”, aponta o presidente da Associação Comunitária, José Maria de Oliveira. Morador há 42 anos da localidade, ele complementa que “os buracos se integraram a muitas outras ruas no Vila Alegre, deixados para trás pelas obras da rede de água e esgoto”. Para o morador da Rua 8, Roney Júlio Lessa, o calçamento fora prometido há cerca de 90 dias até a Capela de Santo Antônio. “Enquanto isso, nós mesmos vamos mantendo a rua em condições mínimas”, diz.

Outra reivindicação é quanto ao avanço gradativo das voçorocas nas ruas 1 e 6. “As voçorocas ameaçam os moradores e as residências. São urgentes as obras na rede pluvial, caso contrário, teremos problemas graves nas próximas chuvas intensas”, adverte a vice-presidente da Associação, Regina Aparecida Furtado. Já Maurílio Alves dos Anjos lamenta a situação “pois não há disposição alguma do Meio Ambiente (setor) para resolver os transtornos causados pelas voçorocas”. Os moradores ainda reclamam da falta de equipamentos de lazer e cultura no Vila Alegre, apoio para a construção da sede comunitária, denunciam esgoto a céu aberto nas ruas 9 e do Café, e pedem a troca de lâmpadas queimadas na rua 6.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook