Vila Operária amanhece coberta de pó de Alumina

Ouro Preto,
21 de Julho de 2015

Hindalco afirma que o produto é inerte e não tóxico

Casas e ruas do bairro Vila Operária de Ouro Preto amanheceram cobertas por uma camada de poeira cinza na quarta-feira (15). O local, que fica próximo à empresa Hindalco do Brasil, ficou empoeirado por particulados de Alumina, matéria prima do alumínio.

No facebook, a Associação de Moradores do bairro, postou fotos e depoimento relatando o ocorrido, o que gerou uma grande comoção na mídia social. “Amanhecemos cobertos pelo pó de alumina com seus inúmeros componentes químicos que tanto fazem mal à nossa saúde. Além das famílias que moram no bairro, também são vítimas as dezenas de crianças que estudam na Escola Municipal Tomás Antônio. A Associação Comunitária da Vila Operária está tentando contato com representantes da fábrica, mas os telefones não atendem. Vamos fazer as devidas representações junto ao Ministério Público, SUPRAM, CODEMA e Polícia Ambiental. Não podemos aceitar absurdos como esse!” afirmou a postagem.

Já em uma nota oficial, a empresa divulgou que realmente “ocorreu emissão de particulados de Alumina, devido a um defeito no sistema de filtragem de um dos seus fornos”. A nota ainda afirma que o produto é inerte e não tóxico.

Em um dos comentários da rede social facebook, um morador de Ouro Preto destacou que “Agora a poeira está visível. E as micros poeiras, com anos e anos e as comunidades respirando isto? Alguém já viu algum relatório de emissões de particulados sólidos desta empresa? Teve algum desfecho deste problema ou as comunidades vão ficar a mercê disto? Tem que acionar e denunciar para que tenha ação das autoridades para haver melhores controles e investimentos ambientais”, questionou. Outra internauta destaca que a empresa precisa responder pelo dano. “É preciso apurar isso a fundo. Não existe um mero “acidente” em casos como estes. Existem causas, consequências e responsabilidades. É exatamente o mesmo caso de derramamento de petróleo no mar. Cabe multa, investigação, indiciamento por crime ambiental, se for o caso, e indenização aos atingidos. Não é resolvido com notinha de esclarecimento e acaba o assunto. Esse tempo já foi”.

A Hindalco explicou que a operação foi imediatamente paralisada e que já investigam os impactos à comunidade. “Realizamos reuniões com as lideranças da Vila Operária, que foi a afetada pelas emissões, bem como as autoridades públicas. Imediatamente iniciamos as ações de limpeza e organização das áreas afetadas, dando prioridades à escola e creche. Foram disponibilizados equipes e materiais de limpeza, caminhões pipa, caminhão vácuo e caminhão de bombeiros. Os técnicos de segurança, equipe ambiental e de saúde foram também deslocados para o local para dar assistência a comunidade”, finaliza a nota.

Vila Operária amanhece coberta de pó de AluminaVila Operária amanhece coberta de pó de AluminaVila Operária amanhece coberta de pó de AluminaVila Operária amanhece coberta de pó de Alumina
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook