Visita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do Catete

Mariana,
24 de Agosto de 2012

Na manhã da última sexta-feira (10), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou uma visita técnica nos arredores da montante do Córrego do Catete, onde começa uma das principais obras feitas no município. Conhecida como “Túnel Bala”, a ação, finalizada neste mês, diminuiu em aproximadamente 80% o fluxo do Córrego no tubo armco. O objetivo é evitar crateras e inundações das ruas em épocas de chuva e, assim, impedir danos à população local.

O “Túnel-bala” é o nome do método de execução da obra no Córrego do Catete e, na prática, é, basicamente, a construção de um bueiro feito de concreto. O túnel de concreto substitui o tubo armco que existe no local e que, pela ação do tempo e processo de corrosão, já estava em mau estado. Pela maior viabilidade de execução e urgência da ação no Catete, foi feita essa substituição do tubo armco pelo túnel bala desde a montante, próximo à Rodoviária, até o final da Avenida Nossa Senhora do Carmo, próximo ao posto de gasolina. Do posto em diante, está a caixa de transição e a jusante 180 metros de galerias em aduelas, que são pré-moldadas em concreto.

O engenheiro da Prefeitura de Mariana, Carlos Henrique Antunes, que acompanhou a obra desde o seu início, explica que a solução definitiva para o Córrego do Catete é a reestruturação do canal que, em alguns pontos, sofre estrangulamento da seção. No entanto, segundo o engenheiro, as ações feitas até o momento e concluídas neste mês já evitam, em grande parte, os problemas que poderiam acontecer no local.

“A função básica e o objetivo central da obra eram a transposição do Córrego e substituição do tubo armco. O objeto do contrato foi plenamente cumprido”, explica e afirma, ainda que a solução geral da bacia hidrográfica do Catete passa pela execução das obras contempladas a montante e a jusante do Túnel Bala, inclusive o retaludamento da Avenida Nossa Senhora do Carmo.

Na época em que o volume de chuvas é maior, a rede não comportava a vazão das águas e, por isso, aconteciam inundações e crateras ao longo da Avenida Nossa Senhora do Carmo e da Rua Hélvio Moreira Moraes. Com o término da obra, grande parte da água está canalizada e, por isso, a rede sofreu um alívio significativo, o que resolve bastante os problemas nesses locais.

“Era uma obra importante para a população da cidade, pela grande experiência que tenho em casos como esse, sei que a obra era emergencial”, diz o engenheiro e diretor da COMPLETA – empresa contratada para execução da obra – Marcos Vaz Moutinho. Segundo o diretor, sem a obra, poderia haver acidentes e até mesmo um colapso no local, levando casas e lojas. “Apesar das mudanças políticas, houve uma boa vontade dos administradores, que entenderam a necessidade das ações e priorizaram o bem-estar da população em relação aos interesses políticos”, acrescenta.

Durante a visita técnica e vistoria final, estiveram entre os presentes os representantes da Secretaria de Obras (secretário, engenheiro responsável e estagiários); os membros das empresas contratadas para a execução das atividades e o Prefeito municipal.

Visita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do CateteVisita técnica marca a conclusão das obras no Córrego do Catete
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook