Visitas ao Paço da Misericórdia mostram a importância do espaço

Ouro Preto,
21 de Outubro de 2016

Iniciado em abril deste ano, o programa de visitas guiadas ao Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres, promovido pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (Adop), recebeu mais de 80 pessoas no espaço.

As visitas foram guiadas pelo gestor do Núcleo de Projetos da Adop, Vandeir Assis, pelo assessor de comunicação da Adop, Kaio Barreto, e pela arquiteta do projeto, Deise Lustosa. Entre os participantes, artesãos, moradores, profissionais da imprensa, integrantes do Sistema de Museus, alunos e professores dos cursos de Arquitetura da UFOP e de Conservação e Restauro do IFMG.

De acordo com Kaio Barreto, a iniciativa foi importante por levar aos formadores de opinião da região, bem como moradores e interessados, um panorama claro não só sobre o andamento das obras, mas também sobre a história do espaço, que é destinado a ser um novo equipamento de promoção do turismo em Ouro Preto, afirma.

A secretária de Turismo, Érika Curtiss, comenta que o contato da comunidade com as obras do Paço mostra a grandiosidade da instalação e o potencial do que pode vir a ser, além de evidenciar a relação de afeto dos ouro-pretanos, que nasceram lá, assim como ela.

O gestor do Núcleo de Projetos da ADOP, Vandeir Assis, destacou a importância da obra para a fomentação turística e econômica da cidade e também o apoio do Iphan, do BNDES e parceiros da Adop durante toda a obra.

A obra, que começou em 2007, iniciou o processo de restauração do prédio e suas obras de grande valor histórico-cultural, como é o caso da Capela de Santana, cuja arquitetura do início do século XIX foi recentemente revitalizada. Com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, a obra tem previsão para ser concluída em 30 de dezembro deste ano.

O Paço da Misericórdia – Centro de Arte e Fazeres de Ouro Preto poderá servir como galeria de arte, espaço para oficinas, pátio para intervenções e manifestações culturais, além de significar para os ouro-pretanos uma nova oportunidade de geração de emprego e renda, além da promoção cultural.

Visitas ao Paço da Misericórdia mostram a importância do espaço
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook