Volta às aulas em Ouro Preto dentro da normalidade

Ouro Preto,
03 de Fevereiro de 2017

Cerca de oito mil alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas na próxima segunda-feira, 06 de fevereiro. A secretária de Educação, Rosa Ana Xavier, anuncia regularidade para receber os alunos, professores e servidores, apesar da dívida deixada pela administração passada. Dos 43 milhões de reais de débito anunciado pelo prefeito Júlio Pimenta, mais de 8 milhões referem-se à Secretaria de Educação e dizem respeito ao atraso de alugueis das creches, repasse para o caixa escolar, pagamento de fornecedores de serviços, alimentos, transporte, energia elétrica entre outros.

Muita negociação e criatividade estão sendo empreendidos para que a retomada do período letivo aconteça em plena normalidade. Também foram feitas negociações com fornecedores para não haver desabastecimento da merenda escolar para os alunos.

A comunidade também tem se mobilizando para auxiliar na limpeza das escolas. Na Escola Municipal Alfredo Baeta, direção e pais se uniram e, por meio de doações e organização de rifas, arrecadaram recursos para fazer a manutenção do telhado e troca do forro da cantina e corredor da escola.

Em relação aos diretores das unidades de ensino, a secretária afirma que será respeitado o processo de escolha da comunidade. Os eleitos que se manifestaram em permanecer no cargo serão mantidos e um novo processo de eleição para direção das escolas será realizado ao final de 2017. O processo de contratação de novos professores também será feito com respeito ao corpo docente e somente será realizado após a oferta da extensão de carga horária para professores efetivos. Rosa Ana afirma, ainda, que a Secretaria está passando por reorganização e para isso estão sob análise os processos estrutural, logístico, pedagógico (que envolve processo seletivo e qualificação dos professores), processos externos (convênios com outras instituições) e organograma.

“A mudança de postura da Educação a partir da nova gestão municipal passa pelo diálogo aberto com os profissionais do setor e a comunidade, a fim de tornar a Secretaria na verdadeira casa do professor e do aluno”, analisa Rosa Ana.

O município de Ouro Preto conta com 46 unidades educacionais, sendo 33 escolas e 16 creches.

Transporte escolar

Os alunos do IFMG que tiveram o início das aulas em 16 de janeiro já contam com o transporte escolar. Incluindo estes, o município é responsável também pelo transporte de cerca de 3.000 estudantes das redes Municipal e Estadual, e APAE.

Para realizar o transporte de alunos, o município conta atualmente com 125 veículos sendo: 22 ônibus; 02 microônibus; 18 vans; 60 veículos Kombi e 27 carros de passeio. Além desses, outros 03 microônibus e duas Vans fazem parte da frota própria.

A secretária afirma que um contrato emergencial está sob análise para posterior licitação de transporte para Educação.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook