8º Encontro Internacional de Palhaços leva alegria a Mariana

23 de Setembro de 2016
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

*Roque Camêllo

Grande festa da alegria tomará conta de Mariana, de 23 a 25 de setembro. Atores cômicos, vindos de circo, usarão maquiagem e trajes bizarros divertindo o público com pantominas e piadas, tudo coordenado pelo CIRCOVOLANTE, organização existente desde 2000 no distrito de Passagem.

O CIRCOVOLANTE continua um promotor de Cultura com alegria, ingredientes necessários à autoestima de todos e criadores de leveza espiritual coletiva. Criado pelos palhaços Xisto Siman e João Pinheiro objetiva principalmente difundir as práticas circenses e a arte do riso.

O CIRCOVOLANTE sabe potencializar o sorriso transformador da alma de um povo que, ainda, se debate com aquela tragédia de novembro de 2015, no nosso subdistrito de Bento Rodrigues, ceifando vidas, destruindo a História e agredindo o meio ambiente.

Por isso, o momento é de reconstrução positiva de tudo, do sentimento dolorosamente abalado das pessoas que perderam familiares e amigos e a própria referência territorial. Entre tantas perdas se inclui a prejudicada economia de Mariana e Região.

Como recuperar esta situação tão perversa a não ser acreditando primeiramente que nossas lideranças públicas e empresariais tenham capacidade, inteligência e bons propósitos. No entanto, há algo possível a todos, ou seja, somar esforços para reverter este quadro danoso. Sabemos, porém, haver pontos irreparáveis, a perda de vidas humanas.

Cada um tem alguma coisa a partilhar como fazer alguém sorrir, aproximando o próprio coração de centenas que clamam por um novo tempo, um novo rumo.

O Encontro Internacional de Palhaços fará isto, nas ruas e praças de Mariana. Nada há de incongruente. Pelo contrário, trazer alegria, em momentos assim, é um bálsamo abençoado. Há séculos, a atividade circense é fonte de entretenimento e cultura. Hoje, de uma forma moderna, pedagógica e cativante, aí está o trabalho exemplar de equipe, inclusive internacionalizando este evento anual.

Esta foi uma decisão importante para Mariana, após ter sua imagem e seu nome prejudicados, durante meses, pelo noticiário nacional e mundial como se a lama do rompimento da barragem do rejeito de minério tivesse tomado as ruas, praças, casarios e monumentos urbanos. Eis uma das razões da queda da atividade turística local. A imprensa pouco ou quase nada esclareceu quanto ao triste e lamentável acidente ter-se dado a mais de 20km do sítio histórico tombado. É inquestionável que o mal ocorrido, em Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Barra Longa, ao longo do Rio Santarém, Rio Carmo e Rio Doce, nos atingiu a todos, pois, formamos uma só família.

Por essas razões, a Academia Marianense de Letras é parceira deste evento e cede, com entusiasmo, suas instalações para o comando do 8º Encontro Internacional de Palhaços. Que nosso mundo sob tempestade de violência e incompreensão siga o exemplo do CIRCOVOLANTE, construindo palcos de alegria porque o sorriso é o aplauso da alma.

*Membro do IHGMG e presidente da Academia Marianense de Letras

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook