Com “Um convite ao futuro”, Ouro Preto pode muito mais

30 de Setembro de 2016
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

Mauro Werkema

Ouro Preto precisa, com urgência e ousadia, de contar com uma administração municipal capaz de enfrentar, com visão moderna e corajosa, o imenso somatório de problemas e questões não resolvidas e acumuladas nas últimas décadas e que impedem à tricentenária cidade de melhorar a vida de seus cidadãos e de explorar devidamente suas grandes potencialidades e vocações e transformá-las em riquezas e oportunidades para todos. Este é o grande desafio, que deve levar todos os eleitores a pensar bem perante as urnas de domingo próximo no exercício básico da democracia, que é o voto consciente.

Acredito que a chapa do PSB, Caio Bueno e Sergio Queiroz, é a que apresenta melhores condições para enfrentar os imensos desafios que se apresentam no momento em que vivemos. E isto em razão do perfil pessoal, curricular e de cidadania que apresentam Caio e Sérgio mas, e sobretudo, por sua capacidade acentuada de gerar convergências, de abrir diálogos, de buscar entendimento, de reunir e liderar forças e lideranças da sociedade ouro-pretana, capacidade de gestão e de buscar recursos indispensáveis ao enfrentamento dos grandes problemas acumulados. Caio, professor, não é político de carreira, tem passado correto e grande disposição para o trabalho.

Ouro Preto, que encanta e surpreende aos visitantes de todo o mundo, por seu acervo arquiteto e artístico, conhecida universalmente e que está citada em todos os manuais de história, de arte, cultura e arquitetura, apresenta, no entanto, extraordinários atrasos em vários aspectos da vida contemporânea. É preciso que se organize como destino turístico de qualidade, hoje o setor da economia mais capaz de gerar, trabalho, emprego e renda. É preciso que atraia novos empreendimentos geradores de ocupação e emprego e novas receitas públicas. Que avance na educação básica, na oferta de habitação para as populações mais pobres e necessitadas, que modernize os serviços de saúde, de fornecimento de água de qualidade e realize o saneamento de seus córregos, que melhore o transporte público e a mobilidade urbana. Que modernize a Prefeitura, reduzindo custos, amplie a governabilidade e a boa aplicação dos recursos públicos. E muito outros desafios.

É hora, por tudo isto, de se fazer um “Convite do futuro” a todos homens e mulheres ouro-pretanos, a todos que amam esta cidade tricentenária, histórica, cívica, cultural, religiosa, festiva, criativa e acolhedora, para uma grande cruzada em favor de todos, com muito diálogo, eliminando conflitos, respeitando diferenças e opiniões, ouvindo os adversários políticos, também convidados para este novo tempo. Ouro Preto pode se tornar muito forte com esta coesão de forças e de boa vontade, tornando-se ainda mais capaz de reunir adesões, compreensões, simpatias, boa vontade. E estará mais forte ainda para realizar as intervenções que necessita realizar. Com união, Ouro Preto pode muito mais.

Este é o apelo fundamental, em nome do futuro possível, para o enfrentamento dos desafios, que são muitos e complexos mas que, por isto mesmo, exigem liderança amadurecida, sem rancor ou sentimento de conflito, mas capaz de convocar, com credibilidade e confiabilidade, a todos interessados a que Ouro Preto cumpra o grande destino que sua tricentenária história permite e estimula. Vamos em frente, com todos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook