A bomba atômica e o Pecado Original

29 de Agosto de 2015
João de Carvalho

João de Carvalho

AGOSTO nos lembra um dos episódios mais violentos, originados pelo desentendimento entre nações em estado bélico, ou seja, de guerra. Em 1941, o Japão que fazia parte do Eixo, juntamente com a Itália e a Alemanha, atacou violentamente Pear Harbor, causando grande perda de material bélico americano, assim como inúmeras vítimas humanas, obrigando os EUA entrarem no conflito armado, entre nações. A resposta foi terrível através do lançamento de duas bombas atômicas sobre Nagasaki e Hiroshima, realizando uma destruição quase total, fazendo inúmeras vítimas humanas e atingindo bens materiais. O resultado foi a rendição incondicional da Nação Japonesa. O Imperador que se considerava um deus, foi humilhado pelo adversário poderoso e impiedoso. O passado, após setenta anos, ficou na lembrança dolorosa, mas com muito trabalho, o Japão reergueu-se. Este fato real, doloroso, cheio de consequências funestas, que despertou o brio de uma nação, que assistiu o próprio erro respondido com violência, mas que teve a coragem suficiente para sua mudança ao que é hoje, me lembra de algo muito importante na humanidade.

HÁ MILHÕES de anos aconteceu a criação de um paraíso pleno de riquezas e belezas naturais, presidido pelo seu autor divino, Deus. Neste contexto da bela natureza, foi criado, com o húmus da terra, o primeiro homem, e dele a primeira mulher. O casal está pronto: Adão e Eva! Receberam eles todas as provas de amor. Mas, desobedeceram ao Senhor, pecando. A reação divina foi imediata, expulsando-os do paraíso. A partir daquele momento, o casal estava afastado de Deus, pelo pecado da desobediência. Seus descendentes contrariam-no em força da própria natureza humana. Mas, Deus não os abandonou para sempre. O tamanho da ofensa se mede pela pessoa ofendida, que foi o próprio Deus. O resgate desta ofensa, deste pecado, só poderia ser realizado por alguém muito íntimo de Deus. Daí a vinda do filho de Deus, feito homem, para redimir o ser humano do pecado original. O pecado foi a grande bomba atômica explodida na natureza humana. Destruiu a amizade entre Deus e o homem e seus descendentes. Aquela destruíra num ato, numa explosão, duas cidades. Aquele atingiu toda a humanidade, após ferir o relacionamento entre o Criador e a Criatura.

A RADIAÇÃO da bomba perdura até hoje, com sua composição venenosa, causando a degeneração física e mental de muitos seres humanos, dificultando a estes superarem seus efeitos danosos. O Gênesis em admirável descrição relembra a todos nós o erro de nossos protoparentes. Mas, Deus é fiel e seu amor é infinito. Sentiu a fraqueza do ser humano e criou o caminho da redenção, mandando seu próprio filho, com a missão específica de redimir o ser humano. Foi a missão do Messias prometido, Jesus de Nazaré, nascido em Belém¸ morrendo aos 33 anos, após julgamento sumário, no alto do Calvário, pela nossa Redenção!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook