A oração eficaz

15 de Julho de 2016
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Sir Isaac Newton é considerado um grande ícone da Física e da Matemática, em todos os tempos. Nascido na Inglaterra, no Condado de Lincolnshire, em 4 de janeiro de 1643, estudou na Kings School e na Faculdade de Trinity, em Cambridge, quando começou a se interessar pelos conhecimentos desenvolvidos por pioneiros da ciência, tais como o filósofo Descartes, e os astrônomos Copérnico, Galileu e Kepler. A partir daí, dedicou sua vida aos estudos científicos, legando à humanidade importantes teorias nas áreas correlacionadas com a Física. Foi o fundador da Física Clássica, e, formulou a lei da gravitação universal bem como as três leis do movimento que compõem a base da mecânica hodierna.

No campo da matemática, criou Newton o famoso binômio que leva o seu nome, ou seja, o binômio de Newton, que possibilitou grandes avanços nos estudos da engenharia. Este binômio é utilizado atualmente para solucionar questões complexas tanto da engenharia como das finanças. Na área da óptica, foi o primeiro a estudar a decomposição da luz em seus espectros. Para estudar o universo, inventou o telescópio de espelho.

Sir Isaac Newton não foi apenas um grande cientista. Foi também um homem de grande fé em Deus. Em sua época era considerado um teólogo, tendo estudado com grande interesse as profecias de Daniel. É dele a seguinte citação: “posso usar meu telescópio e perscrutar milhões de quilômetros no espaço; mas posso entrar em meu quarto, e, em oração, aproximar-me mais de Deus e do céu do que quando auxiliado por todos os telescópios da terra”.

Muitos cientistas que passaram para a história legando à humanidade grandes conhecimentos, foram, como Newton, homens fé em Deus e leitores assíduos das Sagradas Escrituras. Eram homens tementes a Deus. O temor do Senhor é o início de toda sabedoria (Pv1:7).

Newton, segundo suas palavras, entrava em seu quarto, e, a sós com Deus, orava. Era um homem de fé e de oração. Acreditava na obra de um Criador do universo. Escreveu certa vez que os movimentos que os planetas têm hoje não podem ter sido originados em uma causa natural isolada, mas foram impostos por um agente inteligente. Isto implica em ele acreditava que uma mente superior criou todas as leis da mecânica celeste.

Por ser Isaac Newton um leitor assíduo da Bíblia, certamente ele era conhecedor dos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo no que concerne à oração eficaz. O evangelista Mateus registrou estas palavras de Cristo:” Tu porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que está em secreto te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições como os gentios que presumem que pelo muito falar serão ouvidos” (Mt 6:6-7).

As orações repetitivas não encontram respaldo nos ensinamentos de Jesus que, como modelo, ensinou aos discípulos a oração do Pai Nosso. Não para ser decorada, pois a oração eficaz sai do coração e não deve ser um texto memorizado. Esta oração mostra a dependência de quem ora em relação ao Pai que está no céu e que tudo pode, e , cujo nome é Santo. Mostra também que a vontade do Pai é que importa, no céu e na terra. Ela também mostra total dependência de quem ora em relação a Deus no tocante à provisão do pão de cada dia, no perdão dos pecados ,e na força contra as tentações.

Nesta oração que o Senhor Jesus ensinou pode-se observar que ela é dirigida diretamente ao Pai. Não existem interlocutores ou mediadores entre aquele que ora e Deus. O Pai é onipresente, ouve as orações daqueles que O Buscam a qualquer momento e em qualquer lugar. Ele está disposição de todos aqueles que nEle confiam e O buscam com coração sincero, e, é oniciente, sabe das necessidades de cada um, mesmo antes de estas serem verbalizadas.

A oração que Cristo ensinou é um modelo de oração eficaz: oração direta ao Pai, sem intermediários. É uma conversa franca com Deus, pedindo o que se necessita, ou, agradecendo pelo que Ele Já fez. Tanto um pedido como um agradecimento deve ser a expressão do que se tem no coração, não palavras decoradas. É necessário no entanto que toda oração seja feita com fé, nada duvidando, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Jesus disse: credes em Deus e credes também em mim. Guardar as palavras de Cristo no coração é atitude que indica bom senso de quem assim procede. Ninguém jamais se arrependeu de tê-lo feito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook