A Páscoa

14 de Abril de 2016
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

A Páscoa chegou! Muitos tomam conhecimento deste fato ao assistirem pela tevê às propagandas das redes de supermercados oferecendo a preços módicos toda sorte de ovos de páscoa. O coelho da páscoa, nesta época, é uma figura muito lembrada pelos comerciantes ávidos pelo lucro. Mas, o que a páscoa é afinal? Será ela a oportunidade de se deliciar comendo-se finos bombons e chocolates?

A páscoa é uma instituição divina assim como é o casamento. Ela foi instituída por Deus quando o povo de Israel deixou de ser escravo no Egito. Naquele dia deu ordem o Senhor a Moisés e a todo povo de Israel que imolassem cordeiros, um para cada família, cordeiro macho, sem defeito, de um ano. E disse mais o Senhor: Tomarão do sangue do cordeiro imolado e o passarão em ambas ombreiras e na verga da porta das casas em que o comerem, porque passarei esta noite pelo Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos desde os homens até os animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito, Eu Sou o Senhor. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes: quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando Eu ferir a terra do Egito. Este dia vos será por memorial e o celebrareis como solenidade ao Senhor, nas vossas gerações e celebrareis por estatuto perpétuo.

Caro leitor no texto acima descrito, extraído do livro do Êxodo, Capítulo doze, vimos que Deus, ao instituir páscoa, quis deixar para nós um ensinamento importante para as nossas vidas. Ele mostra para nós que a salvação se obtém pelo sangue do cordeiro. Onde não havia porta marcada com o sangue do cordeiro, naquela noite, no Egito, reinou a morte; mas, onde foi encontrada porta aspergida pelo sangue do cordeiro, houve vida, alegria e libertação. Quando o Senhor Jesus Cristo foi a João Batista para ser batizado, no Rio Jordão, este profeta disse para que todos pudessem ouvir: Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo. Jesus Cristo veio para substituir todos os cordeiros que antes eram sacrificados como forma de pagamentos pelas transgressões humanas. O verdadeiro Cordeiro Pascal é Jesus de Nazaré, o cordeiro que veio de Deus. Qualquer outro simbologismo para a páscoa não vem de Deus. (Errata, NA: este último trecho estava incompleto na mesma coluna, publicada semana passada, deixando incompreensível o verdadeiro sentido da frase).

Páscoa significa libertação. No dia da instituição da páscoa, o povo de Israel foi libertado da escravidão do Egito. Ela acontece pela primeira vez na vida de um homem no dia em que este homem permite a entrada de Cristo em seu coração e se lava no Sangue do Cordeiro Divino. Neste dia há libertação verdadeira para este homem, pois está escrito: Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook