O reino de Deus

10 de Março de 2016
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Certa vez um rei, visitando uma escola de seu reino, fez algumas perguntas às crianças iniciadas no estudo de Ciências. Apontando para a pedra do seu anel, para a flor que estava em sua lapela e por último para um pássaro que voava próximo à janela, perguntou a que reino cada um deles pertencia. Os alunos responderam corretamente: mineral, vegetal e animal. Parabenizando àqueles alunos pelo acerto, fez uma segunda pergunta: e eu, a que reino pertenço?...

Esta é uma indagação que cada pessoa tem diante de si. Para muitos, a resposta é o reino animal, pois vivem apenas no nível da carne e são governados pelos instintos e desejos, sem nunca se preocuparem com o Reino Transcendente, O Reino de Deus, sobre o qual o Senhor Jesus nos ensinou reiteradas vezes. Estes, desprezando a razão, dom de Deus para os homens, enveredam-se pelos caminhos dos vícios, da prostituição e dos roubos. Vivem até mesmo abaixo do nível de vida dos animais que nada disto praticam. O homem é o único ser que mata o seu semelhante à traição.

Contudo, algumas pessoas há que se elevam a um patamar superior àquele que caracteriza o reino animal: vivem acima dos ditames da carne, preocupam-se com o bem estar de seus semelhantes em um nível de altruísmo tal que coaduna bem com os ensinamentos de Cristo sobre o amor ao próximo.

O Senhor Jesus, conversando com Nicodemos, um dos principais de Israel, lhe afirmara: “O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires pois de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo” (Jo 3:6-7).

Jesus ensinou que o homem precisa nascer de novo no nível espiritual. Nascer do Espírito Santo. O Homem que acata em seu coração as palavras do Senhor Jesus e as põe em prática vive acima do reino animal e goza de um nível de vida de um reino superior, o Reino de Deus.

A que reino você pertence, amigo leitor?...

De vez em quando é bom lançarmos um olhar retro-introspectivo para o nosso ser. Isto pode nos ajudar a viver melhor os dias vindouros, corrigindo os erros do passado.

Torna-se sábio aquele que considera as palavras de Deus prescritas nas Sagradas Escrituras. Elas são um manual de vida para o homem que deseja viver acima do nível de vida dos animais. No sentido orgânico da palavra o homem é do reino animal pois é um organismo vivo. Porém, antes de formar o homem do pó da terra e soprar em suas narinas o fôlego de vida, Deus o criara à sua semelhança, ou seja, o homem espírito porque Deus é Espírito.

O homem espírito morreu no momento em que pecou. Por esta razão é que o Senhor Jesus ensinou que nos é necessário nascer de novo. Isto acontece quando, usando da razão, o homem decide voltar-se para Deus, arrependendo-se de seus pecados, e, aceita o sacrifício de Cristo na cruz do calvário como capaz de pagar os seus pecados.

Jesus é Deus que se fez carne e habitou entre nós para salvar os perdidos. Morrendo na cruz do calvário, Êle ofereceu de uma vez por todas e a todos a oportunidade de reconciliação com Deus. Sofreu a morte vicária em nosso lugar. Portanto, buscai a Deus enquanto se pode achar, pois a todo momento o Senhor Jesus aguarda o seu retorno ao seus braços. Só Cristo salva. Só Ele nos garante a vida eterna. Só Êle morreu por nós...

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook