Ano Eleitoral

16 de Abril de 2012
Valdete Braga

Valdete Braga

Ano eleitoral, passada a Semana Santa, os ânimos ficam mais acirrados. Afinal, as eleições são em outubro e já estamos em abril. Sem nenhuma data especial ou feriado para mudar o foco, as pessoas começam a pensar mais seriamente no assunto. Na verdade, dever-se-ia pensar neste assunto com seriedade o ano inteiro, mas já está na nossa cultura: tudo se decide na última hora.

Ouro Preto precisa de tanta coisa... tem excelente arrecadação, bons candidatos, o povo é inteligente, que tal juntarmos isso tudo em outubro?

Vamos votar em quem acreditamos, no melhor para a cidade, porque o melhor para a cidade é também o melhor para nós. Não nos deixemos enganar por promessas e muito menos por “presentes”. Não troque o seu voto por materiais de construção, emprego (embora as coisas estejam difíceis) ou algo de que você esteja precisando.

Vote com o seu coração. Analise cada candidato, estude propostas, não se deixe levar nem por promessas nem por tudo o que você ouve. Tenha opinião própria, seja o dono do seu voto porque ele é só seu. Voto é inegociável. Ouça, analise e tire a sua própria conclusão.

Democracia significa pluralidade de idéias. Se todo mundo pensasse igual, não haveria necessidade de eleições. A diversidade é positiva, mas é preciso haver bom senso e tomar cuidado com agressões ou acusações gratuitas.

Os erros devem ser mostrados e devem valer na hora da nossa escolha, mas que isto seja feito com ética e respeito. Da mesma forma, os acertos devem ser repassados aos eleitores sem arrogância, mas como algo natural que tenha sido feito pelo bem do povo.

Somente jogar pedras ou somente elogiar, além de não ser uma estratégia inteligente, fica muito feio para quem o faz.

Sejamos éticos. Conscientes. Livres. Isto é democracia.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook