Chatice!

20 de Novembro de 2014
Valdete Braga

Valdete Braga

Procurei outra palavra, mas nenhuma encaixa tão bem. Não entro em redes sociais há três meses, e quando achei que podia voltar... ô chatice! Alguém precisa avisar aos mais empolgados que as eleições se definiram no dia 26 de outubro. É um tal de quem perdeu reclamando e quem ganhou justificando, que, como dizem no popular, já deu.

Tudo tem limite. Terminada uma das campanhas, das mais acirradas que já vi, pela presidência da república, é hora de seguir com a vida. Tem gente que come política, dorme política, vive em função de política. Ser politizado é uma coisa, ser fanático é outra. Precisamos aprender a ganhar e a perder. Ganhar sem desdenhar e perder sem se sentir injustiçado. Foi a vontade da maioria, não foi? Então, gostando ou não, vamos acatar e fazer a nossa parte para dar certo.

Chega dessa segregação de dois brasis: de um lado o Brasil dos pobres, oprimidos, injustiçados e bons. Do outro o Brasil dos ricos, opressores, manipuladores e maus. Até a imprensa querem dividir: quem escreve o que eu penso é imprensa livre, quem escreve o que eu não penso é manipulador. Defender o que eu acredito é militância, defender o que não acredito é manipulação.

O mais triste nisso tudo é que os mais afoitos, que saem gritando pelos facebooks da vida, não entendem que na verdade usados estão sendo eles, que há interesses bem maiores por trás, que, salvo raras exceções, eles, sim, estão sendo massa de manobra, seja de que lado for.

Há exceções? Claro que sim. Existem argumentos que fazem a gente pensar, blogs que valem a pena ler, opiniões que a gente escuta, avalia, concorda ou não, mas respeita. Mas, nessa enxurrada de idéias, poucas são as que têm algum embasamento. É 13 prá lá, 45 prá cá, sem objetividade, sem argumentos, uma chatice!

A bandeira do Brasil é verde, amarela, azul e branca. Não é só azul nem vermelha. O Brasil não é só nordeste, nem só sul, nem só São Paulo, nem só Minas Gerais... etc. Somos diversidade e é isto é que nos faz especiais. Somos diferentes, somos pobres e ricos, brancos e pretos, 13, 45, 10, 20, 1.000... sem essa de que todo rico é ruim e todo pobre é bom, de que todo branco manda e todo preto obedece. Sem essa de dividir o Brasil por cor, classe social ou escolaridade.

Rede social pode e deve ser uma coisa muito boa, mas para quem sabe usar. Usaram pra campanha? Legal. Houve discussões acirradas, desentendimentos, brigas? Particularmente sou totalmente contra e fiquei longe, mas entendo que faz parte. Só que acabou. Passou. O resultado está definido. Até quando vão continuar as agressões de ambos os lados? Coxinhas, petralhas, elite branca, proletariado preto, malvados opressores e bonzinhos injustiçados, chega! Que chatice!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook