Denuncismo

15 de Janeiro de 2015
Valdete Braga

Valdete Braga

O anonimato pode ser uma coisa boa para a sociedade. Não é à toa que existem telefones específicos, ligações gratuitas, para casos necessários. Crimes hediondos já foram desvendados graças a denúncias anônimas e não são poucos os casos de bandidos de alta periculosidade serem pegos através desta prática. Neste caso, o denunciante é preservado e o criminoso punido.

Porém, como o ser humano é muito humano ainda, não faltam os que se aproveitam disto para atitudes, no mínimo, suspeitas; isto para não dizer, cruéis. Inveja, cinismo, ou mesmo o pouco desenvolvimento espiritual de alguns, fazem com que transformem o que foi criado para algo nobre em uma coisa mesquinha.

Pobre destes seres! Não percebem que estão criando para si mesmos um círculo vicioso do qual é difícil escapar. São pessoas que ligam para reclamar da festa do vizinho porque não foi convidado (obviamente não me refiro aos abusos de sons gritando até altas horas, sem deixar ninguém dormir) ou os que incomodam o IPHAN com reclamações sem fundamento, não porque estejam preocupados com o patrimônio histórico, mas porque acham a casa do outro “melhor” do que a sua, etc.

Reclamar do que está errado ou incomodando é, além de um direito, um dever. Se o caso é sério e a pessoa se sente amedrontada, deve usar o anonimato sim, todos nós temos direito à proteção. Mas viver agarrado em um telefone público ou usar número de celular bloqueado e ficar ligando para Deus e o mundo para reclamar de Deus e o mundo, é muita falta do que fazer! É tão nocivo quanto os trotes de mau gosto, eu diria criminosos, para Corpo de Bombeiro, Samu, e outros serviços emergenciais.

Os órgãos competentes têm casos sérios para resolver, os atendentes não têm tempo para ficar resolvendo tititis e mimimis de quem tem alguma coisa contra o outro e sai denunciando por aí. Ou pior: para quem vê o outro se sobressair de alguma forma e se sente incomodado a ponto de “denunciar”. Aí, quando o atendente retorna a ligação (existe como retornar para número bloqueado) “não foi deste número, é engano”. Se a denúncia for séria e verdadeira, a pessoa pode e deve confirmar, citando nomes, inclusive. Somente assim os órgãos competentes poderão agir. Mas trotes e denuncismos vazios merecem cadeia. Como tem gente sem serviço nesse mundo!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook