Formandos em medicina ano 2017

01 de Dezembro de 2017
João de Carvalho

João de Carvalho

MANUSEIO um dos mais belos convites de formatura em Medicina, da Universidade de Itaúna/MG, que recebi da jovem formanda Lohana de Carvalho Ferreira, minha neta. Foi um grande sonho realizado por ela, com intenso e dedicado estudo, durante 06 anos, longe da família. Agora começa a fase mais difícil, após receber o tão sonhado e esperado diploma do “CRM”.

A vida vai mudar, para melhor sim, mas exigirá grande e constante dedicação e mais estudo. O juramento será feito, invocando a mensagem de Hipócrates adaptada e atualizada na Declaração de Genebra pela Associação Médica Mundial de 1948. Sua turma é formada, por 42 novos(as) médicos(as), sendo 29 mulheres e 13 homens, cuja Colação de Grau será no dia 15/12/2017. Além das imagens dos formandos o Convite está repleto de agradecimentos, símbolos de suas almas plenamente agradecidas. Quantos sorrisos em suas fotos tão bem apresentadas em seus lindos uniformes de Gala. Seus olhares fixos e altivos parecem invadir de alegria o mundo, para atrair os pacientes e dedicar-lhes amor.

COM ATENÇÃO, li as mensagens de seus pais, Lohana, repletos de ternura e satisfação, quando escreveram para você: “Hoje o sonho é realidade, você é médica. Nunca perca aquele brilho nos olhos daquela criança que trouxe você até aqui. Com amor, mamãe”. E de seu pai, que assim se expressou: “Que Deus a ilumine para que execute esta profissão em sua plenitude sempre”.

Vocês, jovens formandos, mudaram de cidade várias vezes, sempre atendendo a pacientes, sob à orientação de médicos e professores experientes, nos hospitais, com muito carinho, respeito amor e vontade de aprender na prática os múltiplos ensinamentos que receberam. Isto, acredito, fará de vocês profissionais mais hábeis e competentes. Agora, é continuar com força, habilidade e muito estudo, atualizando sempre mais os conhecimentos adquiridos na Universidade. Revejam formandos, a mensagem final no seu convite: “O que é a Medicina senão amor? Amor na dor, amor nas angústias compartilhadas, amor em sua vida que se inicia, amor no ser que renasce depois da doença e até mesmo no adeus. A partir de agora são médicos(as) que auscultam e escutam, que valorizam o paciente e não a doença, que por tanto amar ao paciente, deixam um pouco de si em cada atendimento e levam um pedaço do outro. Curando uma doença, estão curando a si mesmos”.

MÉDICO é o profissional que se dedica à saúde, pesquisando, prevenindo, diagnosticando, tratando, curando os pacientes de doenças as mais diversas e difíceis. Vocês poderão evoluir para níveis mais altos como: mestrado, doutorado, especialização no exterior, após dois ou três anos de Residência Médica. Vocês enfrentaram, com muita garra e desprendimento, por 06 anos o curso mais concorrido e difícil no vestibular (ou Enem). Venceram! Agora é lutar para crescerem, lembrando sempre que “O bom médico é aquele que inspira confiança e esperança” (Samuel Coleridge).

Obrigado, LOHANA! Estamos todos plenos de alegria pela sua conquista!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook