Itabirito e seus causos

22 de Abril de 2015
João de Carvalho

João de Carvalho

Uma das mais importantes atitudes de minha vida creio que seja a aproximação constante de pessoas, autoridades, alunos, desportistas, políticos, literatos, religiosos, professores, juízes, advogados e escritores de Itabirito. Entre essas pessoas, destaco com satisfação, admiração e carinho, a simpática figura do homem público e escritor, professor Ivacy Simões. Na primeira aula que ministrei em Itabirito, no Educandário São Geraldo, na Escola Comercial Monsenhor Messias, hoje, Centro Estudantil Municipal de Itabirito, CEMI, estava o estudante Ivacy, aplaudindo nossa modesta atuação.

“O segredo do sucesso é a constância do objetivo”, afirma Benjamim Disraeli (1804-1881), conde de Beatconsfield, estadista e escritor britânico. Este livro do nosso prefaciado, intitulado“Itabirito e seus causos - 2” é o terceiro de sua autoria. Os dois anteriores foram sucessos absolutos na sociedade popular e cultural itabiritenses. Seu autor goza de toda credibilidade necessária para expor suas ideias e conhecimento da alma itabiritense. Na política atuou, com brilhantismo, por sete mandatos quase consecutivos junto ao Poder Legislativo. Isto aconteceu durante trinta anos de disputa eleitoral, sempre sendo distinguido, apoiado e eleito pela população da terra dos Aredes. Seu ponto de partida foiem 1971. Por várias vezes, foi presidente da Câmara Municipal, assim como membro integrante de múltiplas Comissões de trabalho parlamentar. Agiu com sucesso, junto ao Executivo Municipal, como Secretário de Comunicação Social e Secretário de Cultura e Patrimônio. Sua atividade profissional foi relevante como professor em Escolas Públicas e Particulares, chegando a ser diretor da Escola Estadual Engenheiro Queiroz Júnior, onde se aposentou.

Tive a honra de gozar de sua permanente amizade, assim como ter o privilégio de estar ao seu lado como professor, advogado, colega de magistério e seu subordinado como meu Diretor, além de outras notáveis e inesquecíveis situações e atuações profissionais, sobretudo nas atividades da câmara e secretarias da Prefeitura de Itabirito.

Esta cumplicidade de trabalhos educacionais, jornalísticos e atividades municipais, fortaleceu minha admiração e apreciação de seus múltiplos valores profissionais e pessoais. Daí o vínculo mais estreito de nossa amizade. Atribuo, a estas coincidências, a honra que tenho de ser escritor do Prefácio. Nada mais explica a sua escolha para esta grata mensagem em seu terceiro livro, nesta ordem: “Deslizes no Legislativo Municipal”, “Itabirito e Seus Causos”, “Itabirito e Seus Causos - II”.

Em todos os volumes de seus atraentes trabalhos, surge o espírito alegre e brincalhão do autor. São eles o retrato de corpo inteiro de sua alma divertida,queseextravasa em contagiante alegria. Ele sempre quis “despertar o sorriso como uma das mais belas expressões humanas”. O humor exala de seus livros como o perfume de uma flor. Escreve com leveza, variedade e muita popularidade, palavras-chaves estas de seu espírito altamente comunicativo. Seus relatos são sempre densos, múltiplos, engraçados, jamais depreciativos. São uma imagem forte de sua espontânea vontade de alegrar e divulgar fatos e personagens.

Trago-lhe amigo, escritor, professor, radialista e jornalista, Ivacy Simões, a evocação da “Alma de Minas”, de Murilo Badaró, parafraseando-o, para seu precioso livro, como a verdadeira “Alma de Itabirito”. Você se inscreve assim, nos anais dos mais populares escritores de sua terra adotiva. Você é destaque na hagiologia literária de Itabirito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook