Os 98 anos de José Lara

29 de Abril de 2015
João de Carvalho

João de Carvalho

DESDE 1951 o casal José Lara e Carmelita fez parte da família itabiritense. Ela já partiu para o plano superior após ter sido uma companheira laboriosa, amiga, dedicada e fiel ao seu consorte. Como brilham os olhinhos espertos, alegres e vivos do Lara quando menciona sua esposa. Cada repartição da sua residência (no Bairro São José) exala delicado perfume deixado pela sua inesquecível companheira, melhor, sua cúmplice no amor e na vida por longos e múltiplos anos de muito trabalho, dedicação, carinho e parceria na lida diária. Ele mesmo refere-se à ela como uma esposa tão ativa e laboriosa que, sem ela, nada poderia acontecer de bom na sua vida. O interior de sua moradia junto com seu filho, nora, netos e bisnetos, guarda recordações fotográficas de sua amada Carmelita. Mulher prendada em tessituras variadas de crochê e bordado, à máquina e a mão, com resultado surpreendente, atendendo à boa clientela que à ela confiava seus pedidos de bordados. Ele revive um passado de grande cumplicidade no amor. O amigo José Lara, aos 98 anos, com plena consciência, percorre a cidade, com facilidade e pleno domínio, cotidianamente. Fala com desenvoltura, relatando com precisão todos os acontecimentos anteriores e posteriores à sua chegada à terra dos Aredes. Isto há 64 anos.

Seu filho e nora prepararam-lhe uma bonita festa, no dia 19 de abril, recebendo muitos amigos para um almoço, adrede planejado para a ocasião, com direito a bolo e um par de velas comemorativas. Foi um acontecimento que agradou a todos os convidados, seus amigos há décadas. Chamou-me a atenção o desabrochar de rosas vermelhas à entrada de sua residência, sobre o gramado verde. José Lara, caminhando com desenvoltura, abraçava a todos com sorriso nos lábios, abrindo os presentes recebidos dos amigos participantes de sua festa. Acolhia a todos com sorriso nos lábios, braços abertos e carinhosos.

A PAR DESTA visão familiar, vejo o outro lado admirável deste personagem que sempre marcou seu pensamento, sua vida constantemente. Foi José Lara, sempre um grande admirador das ideias do notável pensador, político, escritor, conferencista Dr. Plínio Salgado, falecido em 1975 aos 80 anos de idade. Lara tem em sua residência, estantes de livros deste ilustre escritor. Destaco como uma das maiores obras deste homem das letras “Vida de Jesus” em dois volumes, ilustrada com algumas obras de Aleijadinho. Este trabalho foi prefaciado à época pelo grande Jesuíta, filósofo Padre Leonel Franca. Sinta leitor atento, um pequeno excerto do texto escrito à mão, pelo culto, sábio e santo sacerdote, no início da famosa obra referida, nestes preciosos termos: “Acabo de receber um presente régio: a sua magnífica Vida de Jesus, que me pus logo a ler com avidez e entusiasmo crescente. Não lhe terminei ainda a leitura mas não quero perder a oportunidade de lhe manifestar logo, com a minha gratidão sincera, a profunda impressão que me deixaram as páginas lidas. O meu caro amigo acaba de enriquecer a literatura brasileira com um grande livro, único talvez no seu gênero. Neste grande monumento elevado à glória de Cristo colaboraram em contínua harmonia a informação exata do historiador, a piedade sincera do cristão e a inspiração sempre delicada e por vezes sublime do artista. E a concorrência rara de todos estes dotes é sempre necessária para escrever uma Vida de Jesus destinada a ser, como a sua, a joia de uma literatura”.

EM SUMA, José Lara é muito conhecido em Itabirito pela sua atividade comercial, explicitada, por anos a fio, na Granja Sigma, hoje desativada. Esta coluna, com grande respeito, admiração e carinho, destaca a figura de um homem de ideias firmes, corajosas, aliadas ao seu amor incondicional a Itabirito, a cidade do ferro, a cidade Encanto que o adotou como filho laborioso e querido por todos que o conhecem. José Lara desfruta de uma lucidez impressionante, cativante. Ah! Sua mãe viveu 104 anos, transmitindo-lhe o DNA da longevidade saudável. Parabéns, José Lara pelo seu aniversário!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook