Minha virada

10 de Dezembro de 2014
Valdete Braga

Valdete Braga

O jornal sai na sexta-feira, mas estou escrevendo segunda, dia 1º de dezembro. É o dia do meu aniversário.

Além de adorar, tenho uma relação muito especial com o meu aniversário. É neste dia que comemoro a minha “virada de ano”. Afinal, é o aniversário do meu nascimento. Não comemoro o réveillon na passagem do dia 31 de um ano para o dia primeiro do próximo. Considero este um dia como outro qualquer. Acredito que cada pessoa tem o seu próprio réveillon. Afinal, é no nosso aniversário que “viramos” de ano.

No geral, o ano foi meio complicado. Perdemos a Copa do Mundo, vários artistas faleceram, acidentes aconteceram, isso sem contar que ano eleitoral é sempre pesado. Cada coisa que se ouve e se vê! Mas apesar destes percalços, não foi um ano ruim, coisas boas aconteceram também, e depende muito de cada um a maneira de encarar os fatos.

Como qualquer pessoa, tive meus altos e baixos, mas graças a Deus as coisas boas vieram em profusão, sufocando as ruins. Procurei dar o meu melhor, mas sei que poderia ter feito mais (sempre podemos). Vivemos em um mundo em que pais matam filhos, filhos espancam pais, drogas mais pesadas aparecem a cada dia. Em uma realidade destas, sempre há mais que se possa fazer. Pergunto: fazer o que? Recorrer a quem? Corrupção virou coisa normal, violência não assusta mais, dinheiro virou o deus dos homens. Vivemos o mundo do ninguém é de ninguém. No trabalho, cobra engolindo cobra, em família, cada um para um lado, na sociedade como um todo, valores totalmente invertidos. Ainda assim, aniversário é uma benção, pois é a prova de que dentro deste mundo, estamos sobrevivendo.

Mais um ano vencido. Com algumas tristezas, mas muitas alegrias, alguns problemas, mas muitas soluções, alguns “traíras” no caminho, mas muitos e muitos amigos e pessoas queridas, e principalmente, mais um ano de consciência limpa e coração tranqüilo. Isto é o que vale, no final das contas. A comemoração precisa ser interna e não externa. Deus permitiu-me a graça de mais 365 dias de vida saudável. Isto é o suficiente para comemorar.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook