Natal e Carnaval

21 de Janeiro de 2016
Valdete Braga

Valdete Braga

Segundo a tradição, o dia para desfazermos os enfeites de Natal é 06 de janeiro. Claro que isso não é uma regra, mas a maioria das pessoas respeita. No meu caso, nunca dou conta de desfazer tudo em um dia só, então começo no dia 6 e vou seguindo aos poucos, nos momentos livres. Sigo a tradição para começar, mas, para acabar, depende muito das minhas atividades na época.

Foi assim que este ano, quando eu estava mais ou menos no meio do caminho, aconteceu um fato interessante. Eu retirava os enfeites da parede com a televisão ligada, sem prestar muita atenção na programação. Eis que, de repente, começa o batuque de uma escola de samba do Rio de Janeiro, já apresentando o seu samba enredo para este ano. Levei um susto! Como assim? Eu mal terminava o Natal e o carnaval já está chegando? É isto mesmo, como o carnaval será no início de fevereiro, as pessoas já começam a se preparar, estão no tempo certo.

Aí, em um piscar de olhos, chegam a Semana Santa, Páscoa, Olimpíadas, eleições, e quando abrirmos os olhos novamente... Feliz Ano Novo, de novo. Mal começou 2016 e já penso em 2017. Exagero? Não. O nosso tempo é um átimo do tempo de Deus. Honestamente, não sei se isto é bom ou ruim, mas faz pensar. Gosto muito daquela música do Almir Satter “ando devagar porque já tive pressa...”

Existe um tempo em que a pressa é necessária, mas ele, o tempo, como tudo nesta vida, também passa. Ah, que bom seria se todas as pessoas entendessem que tudo passa, e passa rápido. Passam as alegrias e venturas, mas passam também a mágoa e a dor. Viver sem nunca experimentá-las é impossível e, creio eu, não teria graça. Não consigo imaginar a vida sem desafios, sem dores e experiências que nos fazem crescer. O ser humano é ambíguo e não seríamos humanos se não fosse essa ambigüidade.

Antigamente, a vida era muito mais tranqüila, por isto passava mais devagar. Eu acredito que a vida está indo mais rápida, no sentido literal da expressão. Com tanto avanço tecnológico, quem sabe um dia algum cientista consiga explicar isto, mas eu não acho que esta frase, tão dita e sentida por tantos, seja uma metáfora. O eixo do Planeta deve estar girando mais rápido, ou deve haver alguma outra explicação.

É preciso que esta consciência tome conta da gente, para pararmos de querer tanta coisa ao mesmo tempo. Tudo tem a sua hora, e se não conseguimos aquilo que queremos tanto, ou não alcançamos aquela meta tão sonhada, somos nós que estamos no momento errado. A vida não erra e ela sabe a hora das coisas. Inclusive do carnaval tão pertinho do Natal.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook