Notáveis personalidades negras

27 de Janeiro de 2017
João de Carvalho

João de Carvalho

COM a proclamação da República (1889) o negro já era em toda a força do termo, um brasileiro integrado na vida, na paisagem cultural, humana e nos destinos do país, credor de contribuições valiosas à formação da nacionalidade. Os três séculos de escravidão, marcados por suor e sangue, através do trabalho, inteligência, cordialidade e senso de oportunidade, alicerçaram para a população negra, um lugar ao sol. Orgulha-se o Brasil por constituir-se de uma população forjada no caldeamento de três raças: a branca, a negra e a índia, procedentes da Europa, África e América. Hoje, em todos os setores da vida Nacional, a presença desta vigorosa, laboriosa e dedicada raça negra, opera com a força de sua capacidade de trabalho. Em todos os campos: cultural, religioso, político, industrial, comercial e esportivo, há uma vivência e participação dos membros desta raça, cada vez mais em ascensão. Exemplos clássicos deste brio e brilho racial, são os jogos olímpicos e paraolímpicos e os desfiles carnavalescos. Acresce-se a isto seu destaque nas disputas universitárias, em busca de um melhor lugar ao sol, como fruto de sua instrução e educação. Deixo de comentar sua participação nos concursos de beleza, nas transmissões radiofônicas e televisivas, assim como o vigor de sua mão de obra especializada nos mais diversos setores da vida profissional nacional.

DESTACO as grandes e excepcionais personalidades negras que marcaram presença em nosso solo pátrio e internacional, em diferentes épocas: “Abdias do Nascimento, escritor, deputado e senador; Lima Barreto, cronista e romancista; Alfredo R.V.Júnior (Pixinguinha), compositor, musicista, regente; André Rebouças, engenheiro, jornalista, escritor; Antônio de Castro Alves, o poeta dos escravos de renome nacional; Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) artista, escultor, entalhador, santeiro e arquiteto; Chica da Silva, a rainha negra, abolicionista; Cruz e Souza, pai do Simbolismo brasileiro; Chiquinha Gonzaga, pianista e compositora; José Carlos do Patrocínio, tribuno, jornalista e abolicionista; Machado de Assis, escritor, fundador e presidente da Academia Brasileira de Letras; Martin Luther King, pastor e defensor dos direitos civis dos negros, nos EUA; Milton Nascimento, cantor e compositor brasileiro; Mário de Andrade, grande escritor, líder da Semana de Arte Moderna; Silvério Gomes Pimenta, primeiro Bispo negro do Brasil; Nelson Mandela, um dos maiores líderes negros contra o Apartheid na África do Sul; Jair Rodrigues de Oliveira, cantor de carreira internacional; Luiz Gonzaga Jr., O Gonzaguinha, cantor e compositor nordestino, e, muitos outros! (Do livro “Afro Letra” – ISAP – Itabirito – condensado e resumido).

ENFIM, são tantos os nomes célebres e importantes encontrados, atualmente, na vida brasileira em todos os setores que compõem e retratam a presença marcante da raça negra, nas esferas nacional, estadual e municipal, que impossível seria registrá-los todos nesse espaço restrito, mas enaltecido pelas excepcionais amostras humanas e culturais apresentadas, com destaque e apreço nosso.

(Acesse: www.leiturahobbyperfeito.blogspot.com.br)

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook