Ciúme, sentimento complicado

20 de Janeiro de 2017
João de Carvalho

João de Carvalho

UMA das coisas mais importantes da vida é a convivência entre pessoas, originariamente estranhas entre si, mas que, através do casamento ou da união estável, passam a viver unidos. As dificuldades aparecem e devem ser vencidas para que as uniões se fortaleçam. O ciúme não pode prevalecer como dono solitário da situação. Um pouco de ciúme até tempera o amor, não o substitui. A estatística criminal está saturada de casos violentos provocados pelo ciúme incontrolável. A imaturidade, na relação a dois, vem demonstrando que onde predomina o ciúme, não se alcança um bom fim. Onde ele é superado, com sabedoria e mútua compreensão, tudo termina em paz, porque a paz é fruto do amor. Quem ama compreende. Quem compreende confia. Quem confia vive em paz que é o ideal da vida em comum.

APRECIEM, leitores, algumas frases sobre o ciúme, sentimento complicado, que existe, que prova rivalidade, mas que não pode se sobrepor ao amor: 1- Se o ciúme for embora o amor vai junto (Marry Freitas); 2- Se acabar o ciúme, acabou o amor (Kias e Kias); 3- Se ciúme fosse uma droga, eu estaria numa clínica de reabilitação (A.D.); 4- Nos ciúmes existe mais amor próprio do que verdadeiro amor (François La Rochefoucauld); 5- O ciúme vem com lentes que fazem grandes as coisas pequenas, gigantes os anões, verdades as suspeitas (Camila Castelo Branco); 6- Só o ciúme me faz saber se estou apaixonada (Marie La Fayette); 7- O ciumento passa a vida a procurar um segredo, cuja descoberta lhe destrói a felicidade (Axel Oxenstien); 8- Ciúme é a prova de insegurança pessoal (Jeanete de Moraes Souza); 9- Tenho ciúme de quem pode amar você (Sandy); 10- O amor é forte como a morte. O ciúme é cruel como um túmulo (Salomão)

SEMPRE que tropeço com a palavra ciúme, vem, à minha mente, a extraordinária obra romântica de Machado de Assis, cujas figuras centrais são Bentinho e Capitu, no romance intitulado: Dom Casmurro! Em síntese, podemos fazer a seguinte apresentação: A história se passa no Rio de Janeiro, onde Bento Santiago, narrador e protagonista principal conta a própria estória e sua personalidade começa a transparecer nas primeiras revelações que faz sobre a vida que leva: solitário, sem amigos, em meio às recordações de um passado que busca reconstituir. Seu isolamento valeu-lhe o apelido de Dom Casmurro. Ele, Bentinho, conhece Capitu, casam-se em 1865 e separam-se em 1872. O casal tem um filho de nome Ezequiel em homenagem a Ezequiel Escobar que fora amigo de Bento no seminário. Mas, Bento vê no filho a figura do amigo. Por ciúme decide matá-lo, porém não o faz. Fala que não é seu pai. Capitu escuta e cria-se discussão acalorada. Após a separação Capitu morre, assim como seu filho, na sequência angustiante do romance de caráter absolutamente psicológico, porque nada ficará provado sobre “traição familiar”. Dom Casmurro é o apelido com o qual ficou conhecido dado ao seu isolamento e à sua postura algo arrogante. Esse romance conta a história de um homem completamente perturbado por um sentimento exagerado: o ciúme! (Acesse: www.leiturahobbyperfeito.blogspot.com.br)

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook