O legado de Bambu

10 de Setembro de 2011
Jornal O Liberal

Jornal O Liberal

Paulo Felipe Noronha

A triste situação política de Mariana nos últimos anos, que de certo modo, não se refere apenas aos anos que se seguiram às eleições de 2008, serviu, se para nada mais, observamos como funcionam a cabeça de alguns administradores e as conseqüências disso para a cidade como um todo.

Uma das críticas que sempre fiz à administração marianense é que, numa cidade com orçamento inflado como é o dela, a única explicação plausível para todos os problemas que a cidade enfrenta só poderiam derivar de má administração.

A única pergunta que pode ser feita, desse modo, seria “como é gasto o recurso público, que se possa alegar que falta dinheiro para algo numa cidade com quase R$ 200 milhões de orçamento?”. A verdade é que bem administrado, não faltaria recurso para absolutamente nada em Mariana. É uma cidade riquíssima.

Mas visões administrativas espetaculares em um momento, canhestras em outro, às vezes desorientadas, realmente não poderiam deixar que a cidade vivesse a paz que tanto recurso poderia proporcionar. É por isso que a administração de Geraldo Sales (Bambu) surpreendeu positivamente, ainda que de curta duração.

Nesse pequeno espaço de tempo, Bambu buscou a proposição de soluções para problemas reais da cidade, organizou seu orçamento de modo inteligente, balanceando risco e segurança sem cair no anacronismo ou se mostrar temerário, e abriu a política da cidade com uma lufada de ar fresco, dialogando com lados opostos. Nunca antes entrei no prédio administrativo de Mariana e me senti tão acolhido e suportado antes, como quando lá adentrei com a equipe de Bambu trabalhando. Isso revela não apenas tino administrativo, mas também tino político de sua parte.

O próprio ex-prefeito, atual presidente da Câmara, afirma vez ou outra que seu forte não é o carisma. Mas pelo que notei, se ele próprio não é dotado de tal característica, sua outra qualidade, a seriedade, compensa de longe essa suposta falta de carisma. O compromisso assumido é cumprido com Bambu, sua palavra tem valor, e essa é a marca de um homem sério. E é esse tipo de qualidade que faz falta na política brasileira de hoje, pois carismáticos, já temos aos montes.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook