Responsabilidade

27 de Dezembro de 2011
Valdete Braga

Valdete Braga

Não cabe aqui citar nome de empresa ou placa de ônibus, porque a intenção não é prejudicar e sim alertar para que não volte a acontecer.

Entrei no ônibus na Pandiá Calógeras, em frente ao portão do IFMG. O motorista falava ao celular. Conversava, contava casos, ria, os passageiros se entreolhando e um desconforto natural pela situação.

O ônibus parou em vários pontos, passageiros subiram e desceram, e o motorista tranquilamente ao telefone.

Quando desci, no Bairro São Cristóvão, quase no ponto final, o papo ainda rolava.

São situações que se a gente não vê, não acredita. Eu uso muito o transporte coletivo de Ouro Preto e já vi de tudo. Já vi motoristas arrancando ônibus antes dos passageiros acabarem de entrar, já vi uma senhora obesa ficar “agarrada” na roleta e, em lugar de ajudar, a trocadora xingar e o motorista arrancar o ônibus antes dela conseguir se desvencilhar... mas já vi também muito motorista e trocadores excelentes, educados, bons profissionais, gentis com os passageiros...

Como estou sempre utilizando ônibus, já vi de tudo. Há motoristas que são exemplo, não nego isso. Respondem ao nosso cumprimento, despedem-se quando descemos, etc. Há trocadores também que ajudam quando a pessoa vai passar na roleta com embrulhos, fatos que nem seriam de sua “obrigação”, mas que eles fazem por respeito ao ser humano. Muito legal isso, e quero crer que sejam maioria.

Infelizmente também existem – como em toda profissão – os carrancudos, mal educados, que dão má resposta aos passageiros. Bom frisar que há passageiros encrenqueiros também, que às vezes abusam, com falta de educação e arrogância. É como eu disse, já vi muita coisa.

Mas essa do celular... ficou muito feio. Celular ao volante é perigo em qualquer situação: seja em carro particular, táxi, van... mas em ônibus circular lotado, e durante tanto tempo, chega a ser esdrúxulo.

O motorista em questão atravessou a cidade inteira falando ao celular. Da Bauxita ao São Cristóvão é um trajeto longo. Isso não pode acontecer, é risco para todo mundo, inclusive para ele.

Algumas pessoas estão perdendo a noção. Cada dia vê-se situações mais perigosas e tudo é visto como se fosse natural. Tomara fatos como este não voltem a acontecer.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook