Sua máscara já caiu?

04 de Março de 2014
Priscilla Porto

Priscilla Porto

A prisão equivocada do psicólogo e vendedor Vinícius Romão, também figurante de novela da Rede Globo, expõe além da fragilidade do sistema prisional brasileiro, a face preconceituosa de um país de passado escravagista. Preso por engano por apresentar características semelhantes ao assaltante? Talvez não. Talvez Vinícius tenha ido “parar na cadeia”, acima de tudo, por ser negro.

Pois, no país do Carnaval, a maioria absoluta da população ainda utiliza máscaras para esconder seus preconceitos. Só que na hora do “vamos ver”, as alegorias caem.

É preconceito contra negro, contra pobre, contra gordo, contra homossexuais, contra mulher que fica com muitos homens, contra espírita... É tanto sentimento contra os outros, por quê?

Mas, também, o que esperar de um país que manteve em 2013 como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados uma das pessoas mais preconceituosas do planeta?

Quer saber? Ao julgar alguém, você deveria ir correndo para o espelho. E observar se a pessoa que está do outro lado está acima de tudo e de todos para poder condenar tanto os outros. Então o espelho avisaria: – Aperte 1 para “sim”; 2 para “não”; ou 3 para “não tenho certeza”.

E, ao escolher a primeira opção, você seria sugado para dentro dele!

Aí, você teria duas alternativas: ficar por lá ou voltar exatamente igual à pessoa que está condenando. E sentir na pele tudo o que a pessoa sente.

E aí, o que você faria?

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook