A nota é mil

Itabirito,
14 de Abril de 2016

Ações realizadas! Melhorias que podem ser vistas e sentidas pela população!

Desde 2013, a Prefeitura de Itabirito vem trabalhando, incansavelmente, para atender todos os anseios e necessidades da população e garantir melhorias para uma cidade mais ativa. A partir desta semana você vai conferir, detalhadamente, o que cada Secretaria tem feito por Itabirito e irá entender que o trabalho de 36 meses do governo vai além dos compromissos assumidos durante a campanha em 2012. O primeiro tema é educação.

Uma educação nota 10

Entre as diversas e incontáveis ações realizadas, algumas se destacam pela grande importância para a população como um todo. Depois de muito esforço e dedicação, a atual administração trouxe para Itabirito o ensino superior gratuito. O município conta hoje com o Instituto Federal de Educação (IFMG) - antigo Cefet - proporcionando economia e segurança com a qualidade de um ensino federal.

A Escola Manoel Salvador (que estava com 25% da obra iniciada) foi construída e entregue toda equipada com novo mobiliário.

A Escola Laura Queiroz passou a funcionar em tempo integral. Além disso, estão sendo construídas, em ritmo acelerado, duas escolas na zona rural, em Acuruí e em Córrego do Bação. Os alunos ainda ganharam novas salas de informática. (em São Gonçalo do Bação e Acuruí)

Para garantir mais melhorias para os estudantes da rede municipal, foi implantado o Cemaee, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado com equipe multidisciplinar para atender alunos que necessitam de atenção especial, e três novas salas de recursos estão sendo implantadas.

Outro grande marco para a educação do Município foi a construção e inauguração do Senai, que oferece cursos profissionalizantes, com novas oportunidades de qualificação para a população, que não precisa mais sair de Itabirito para fazer cursos em outras cidades.

Valorização profissional

Uma educação de qualidade se constrói com profissionais preparados, valorizados e reconhecidos. Pensando nisso, a Prefeitura concedeu um reajuste de 40% para todos os profissionais da educação, no período de 2013 a 2014, entre eles diretores, vices, supervisores, administradores e monitores de creches. Além disso, houve a readequação da carga horária dos professores de acordo com 1/3 para atividades de trabalhos e reuniões extraclasse. E com a participação de toda a sociedade, foi elaborado e aprovado o Plano Municipal de Educação e o Regimento Escolar Unificado para a rede municipal de ensino, garantindo a uniformidade do ensino no município.

Estrutura de qualidade

Os espaços onde funcionam as creches e as escolas municipais vem recebendo atendimento especial. A Escola do Córrego do Bação, por exemplo, foi reformada. As escolas Ana Amélia Queiroz, Natalia Donada e Laura Queiroz receberam serviços de pintura e vários outros benefícios. Também foi construída a quadra do Cemi e aprovado o projeto de cobertura da quadra da Escola Natalia Donada.

Todas as creches do município foram revitalizadas. Além disso, uma nova creche foi inaugurada (Aquarela) uma está em fase de licitação (Creche Proinfância no Country) e outra foi aprovada para o Bairro Padre Adelmo com Meu Sítio, cujas obras devem ter início ainda neste semestre.

A educação infantil ganhou prédio próprio (Polo de Educação Infantil) no espaço onde funcionava o Club Cat - José Galo / Sesi.

No total quatro pré-escolas já estão funcionando neste espaço, o que proporciona aos alunos mais integração, aulas especializadas e conforto durante os estudos.

Transporte Escolar

O transporte dos alunos também está sendo prioridade para a administração municipal, dois ônibus escolares foram adquiridos para atender os estudantes da zona rural. Os alunos que cursam graduação em outras cidades como Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco são beneficiados com transporte gratuito. Com isso, quem mora em Itabirito tem a tranquilidade de estudar em outra cidade, sem ter gastos com o transporte.

Além da educação

Uma nutricionista passou a integrar a equipe da Secretaria de Educação. Ela é responsável por garantir a qualidade da alimentação dos alunos. O serviço vem sendo referência em toda a região. O município é pioneiro na aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Produtos como verduras, frutas e legumes chegam fresquinhos e sem agrotóxicos direto da horta de produtores do município.

Oportunidade para todos

Mais de 750 bolsas de estudo foram concedidas para alunos carentes em escolas particulares durante os três últimos anos.

Qualidade aprovada e reconhecida

Em meio a tanto esforço e dedicação, o reconhecimento. A educação infantil de Itabirito foi reconhecida como exemplo de excelência pelo Programa de Apoio aos Dirigentes municipais de Educação (Pradime). A educação do município obteve a melhor média do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) da região dos Inconfidentes, superando inclusive as médias estadual e nacional. As Escolas Cemi, Laura Queiroz e Apae foram premiadas pelos projetos ambientais, e alunos da Escola Municipal Ferreira Bastos e do Cemi foram premiados em olimpíadas de conhecimento.

A Escola Municipal Ferreira Bastos foi reconhecida como escola com maior número de alunos medalhistas da região dos Inconfidentes. Por meio do projeto Proação, houve redução do índice de distorção aluno/ano e reprovação do 6º ao 9º ano.

Profissionais capacitados e preparados

Os Professores alfabetizadores das creches e da pré-escola estão sendo constantemente capacitados por meio do projeto “Formação Continuada” da Editora Positivo.
A educação é a base para um futuro melhor, e acreditando nisso, a Prefeitura de Itabirito segue investindo, incentivando e valorizando uma educação de qualidade.

A nota é milA nota é mil
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook