A novela das obras no Metalúrgico continua e moradores permanecem em meio à lama e poeira

Ouro Preto,
28 de Outubro de 2016

Mais uma vez, moradores do bairro Metalúrgico, em Cachoeira do Campo, continuam a incessante luta pelos seus direitos básicos. A novela, que parece não chegar ao fim, se enrola há mais de 20 anos, segundo relatos de antigos residentes do local.

Na terça-feira (25) na tentativa de que algo seja feito, novamente um grupo de moradores participou da reunião da Câmara pedindo a intervenção dos vereadores. No jogo do empurra-empurra, o executivo afirma aos moradores que precisa de R$ 800 mil para asfaltar as ruas do bairro. O Legislativo destaca que basta apenas o projeto chegar à Casa para ser aprovado e liberada a verba.

Em meio a tantos subterfúgios, um deles foi a liberação de R$1,5 milhões para obras no bairro, em janeiro deste ano, pelo Banco BDMG. Os vereadores aprovaram o projeto, mas o edil Wander Albuquerque informou que, por não cumprir o cronograma do financiamento, a prefeitura não recebeu a verba.

“Eu entrei em contato com o banco e fui informado que o executivo não cumpriu os prazos. As obras foram iniciadas em julho, mas em junho a prefeitura já sabia que não receberia o recurso”, garantiu o vereador que está com cópia do e-mail.

Inconformados com tanto descaso, os moradores utilizaram a Tribuna Livre para protestar. “É muito sofrimento e ninguém resolve nada. Até quando vamos ficar atolados na lama e na poeira? Se não iam terminar a obra, para que iniciaram?”, questiona Dona Eva da Costa Torres, moradora há mais de 12 anos do local. “Nossa maior preocupação nesse período é com as mulheres grávidas, crianças, idosos e cadeirantes. Peço misericórdia, que alguém faça alguma coisa. Que vocês pensem mais no ser humano, somos pessoas. É muito sofrimento”, clamou a moradora Maria do Carmo Siqueira.

O vereador Chiquinho de Assis relatou que a morosidade em receber a documentação sobre as intervenções no local dificultou o trabalho de fiscalização dos parlamentares. O Presidente da Casa, Thiago Mapa, disse que está havendo uma inversão de papéis, pois a “prefeitura quer jogar a responsabilidade para nós vereadores, mas quem deve fazer é o executivo, nós apenas fiscalizamos”. Do Plenário, um morador gritou que a “prefeitura errou sim, mas vocês também, pois deveriam ter fiscalizado o dinheiro que aprovaram”. Logo após, o vereador Chiquinho de Assis citou que o povo também é fiscalizador e que deve acompanhar as ações da prefeitura pelo site da transparência.

Para esclarecer todos os fatos, a Câmara irá convidar representantes da prefeitura para participarem da Tribuna Livre do legislativo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook