Ações minimizam efeitos das enchentes em Itabirito

Itabirito,
16 de Janeiro de 2012

Nos meses de dezembro e janeiro, Itabirito foi vítima da força da chuva, que trouxe uma série de danos à área estrutural do município, danificando alguns bairros e deixando 322 pessoas desalojadas e 18 desabrigadas. A Prefeitura de Itabirito, em parceria com a sociedade e com as empresas locais, agiu rapidamente para que os efeitos fossem minimizados. “Neste momento, observamos o quanto a população de Itabirito é solidária. Essa colaboração de amor, de paz e de acalento jamais será esquecida. Minha eterna gratidão por tudo o que vocês fizeram”, agradeceu o Prefeito Manoel da Mota.

A primeira ação foi retirar as famílias de suas casas, levando-as para a Escola Municipal Natália Donada Melillo, onde estão recebendo todo o apoio necessário. No abrigo, vários voluntários estão ajudando as 116 pessoas, entre adultos e crianças, proporcionando mais conforto e amparo por meio da disponibilização de refeições, de roupas e material de higiene pessoal e limpeza. “O prazer de ver um ser humano recebendo o afeto do outro é o que nos faz seguir em frente com a vontade de colaborar e ajudar na reestruturação destas famílias”, destaca Vânia Mota, uma das coordenadoras da ação de solidariedade na escola.

A doação dos itabiritenses foi tão grande que os dois pontos de coleta ficaram repletos de roupas, alimentos, materiais de limpeza. “Uma cidade não é feita de passeios, de praças, nem de alamedas. Ela é feita de pessoas, de gente feliz. A contribuição de cada um dos voluntários ficará marcada na história de nossa cidade”, enfatiza Manoel da Mota.

Parcerias de apoio às vítimas

As parcerias foram primordiais para o auxílio às famílias desalojadas. No dia 02 de janeiro, o Prefeito Manoel da Mota e o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, José Bernardo de Paula, estiveram na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em Belo Horizonte e, em conversa com o Tenente Coronel Eduardo César Reis, conseguiram a doação de 100 colchões, 200 cestas básicas, 100 kits de higiene pessoal e limpeza e 200 cobertores, além de vários litros de água mineral, para atender às pessoas desalojadas e afetadas pela enchente.

A equipe da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos esteve ainda no Ministério da Integração Nacional que vai investir cerca de R$ 440 milhões para recuperar os municípios atingidos pelas enchentes. “A equipe do Ministério ficou muito sensibilizada com a situação do município e nos ajudará com a liberação de recursos para que possamos reconstruir as áreas afetadas”, destaca José Bernardo de Paula, secretário de Planejamento e Captação de Recursos.

Limpeza rápida das áreas atingidas

Para facilitar que as atividades do comércio e das famílias voltassem à normalidade, a Divisão de Limpeza Urbana fez uma força tarefa para que as áreas atingidas fossem limpas rapidamente. “Assim que o rio abaixava, a equipe era deslocada para a limpeza do local”, destaca Ricardo Oliveira, chefe da Divisão de Limpeza Urbana da Prefeitura de Itabirito. Em parceria com várias empresas do município, mais de 80 pessoas fizeram a limpeza das vias públicas e das áreas atingidas, com o auxílio de oito caminhões pipa, seis máquinas carregadeiras e retroescavadeiras, doze caminhões, dois caminhões traçados e três mini pá carregadeiras.

“Nenhuma cidade possui uma estrutura como a nossa. Por meio das parcerias com as empresas, conseguimos trazer a normalidade para os bairros atingidos e possibilitamos a acessibilidade das pessoas a todas as áreas da cidade”, acrescenta Ricardo Oliveira. Segundo a estimativa, foram retiradas cerca de 25 toneladas de lixo das áreas atingidas pelas inundações. Além da limpeza das ruas, a Divisão de Limpeza Urbana fez ainda a remoção de barreiras causada pelo desmoronamento de encostas.

Cuidado com a saúde

“As enchentes, além de trazer a destruição, também colaboram com a disseminação de doenças”, destaca Sabrina Leite, coordenadora de Educação em Saúde. A equipe da Secretaria de Saúde está visitando o bairro São Geraldo, que foi o mais atingido pelas inundações, para dar orientações e cuidados com a saúde, com a limpeza das casas, a prevenção das doenças como leptospirose, tétano, febre tifoide e dengue.

A equipe de 56 pessoas, formada por agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias, está visitando os moradores e destacando a importância do uso de equipamento de segurança pessoal, como botas e luvas, para o contato com os resíduos das inundações. A coordenadora de Educação em Saúde lembra ainda que as pessoas devem fazer a lavagem das suas casas com sabão e depois desinfecção com água sanitária, que é fundamental, para matar os germes e bactérias.

A Prefeitura está fornecendo os kits de limpeza, que podem ser solicitados no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), mais conhecido como Casa da Família, que fica localizado à Rua Ana Maria Teixeira, nº 453, Santa Efigênia. As unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) também estão disponibilizando doses da vacina Antitetânica, principalmente para as pessoas que tiveram contato direto com a água contaminada.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook